Negócios e Política

Controle de fornecedores: conheça os benefícios da técnica e saiba como colocá-la em prática

Empresas de pequeno a grande porte que necessitam comprar matéria-prima e produtos com periodicidade, tem além dos clientes, os fornecedores como seus principais aliados.

Afinal, contar com um produto de qualidade e pagar um preço competitivo por ele, faz com que o item entregue ao consumidor final conte com maior valor agregado e seja fruto de uma cadeia produtiva, que se inicia com a aquisição dos melhores materiais possíveis para a fabricação da sua solução.

A melhor forma de garantir que a relação com os parceiros seja vantajosa para a sua empresa é através do controle de fornecedores. Confira como fazer essa gestão e como ela vai beneficiar sua empresa. Boa leitura!

O que é controle de fornecedores?

O controle de fornecedores é formado por técnicas estabelecidas e colocadas em prática pelo setor de compras de uma empresa, que visam garantir a otimização da gestão dos parceiros que compõem a cadeia de suprimentos do negócio.

Quais os benefícios da gestão de fornecedores

Dentre os principais benefícios do controle de fornecedores estão a diminuição de erros no momento da compra, como a demora para entrega ou aquisição de produtos que não correspondem com o esperado.

Essa gestão permite que a empresa calcule também com maior facilidade suas previsões de demandas junto aos parceiros, além de garantir que apenas as melhores matérias-primas e produtos sejam adquiridos para a produção, a um menor custo possível.

Como fazer a gestão dos seus parceiros

Diversas técnicas podem ser introduzidas no dia-a-dia do setor de compras para que o controle de fornecedores seja realizado de maneira eficiente, confira as principais delas:

Saiba quem é o seu fornecedor

O primeiro passo para uma boa gestão é realizar uma pesquisa de fornecedores antes de iniciar a parceria

Procure por informações fornecidas pela própria empresa e outras que estejam disponibilizadas na internet, como em sites de avaliações de serviços.

Outra maneira de conseguir informações sobre a eficiência do seu possível parceiro, é entrando em contato com empresas que contam com os seus serviços, que podem ser indicadas por eles mesmos.

Dentre os principais critérios a serem analisados estão os seguintes:

  • Qualidade e velocidade do atendimento;
  • Velocidade da entrega após o pedido;
  • Disponibilidade de produtos;
  • Flexibilidade da empresa caso haja a necessidade de mudança no pedido.

Compare os preços e o serviços ofertados

Outra etapa fundamental a ser realizada antes da compra é a comparação entre os fornecedores de um mesmo material. O custo benefício como um todo deve ser analisado, verificando se os custos condizem com a qualidade do material e do serviço ofertado.

Essa comparação pode ser realizada através das informações levantadas pela pesquisa citada no tópico anterior.

Organize as informações sobre o fornecedor

Com as parcerias estabelecidas, é necessário unificar todas as informações sobre a empresa parceira em um mesmo lugar, na chamada agenda de fornecedores. 

Nela deve constar todos os dados relevantes, como o endereço, o tempo médio de entrega informado, os números para contato, os dias indicados para a realização de pedidos – assim como o número de dias que devem anteceder os pedidos -, as datas para pagamento e quão aberto à negociação o parceiro é.

Ter todas essas informações unificadas permitem que o melhor fornecedor seja escolhido para cada ocasião a partir da análise de dados.

Mantenha um bom relacionamento

Para garantir que a agenda de fornecedores tenha eficiência é necessário priorizar um bom relacionamento com os fornecedores. Além do contato com periodicidade, toda a relação deve ser pautada em um ganho mútuo, não demonstrando que apenas você deseja obter vantagens com descontos e condições especiais.

Saiba negociar com os fornecedores

A negociação com fornecedores faz parte do processo não apenas de quem deseja vender um produto, mas também de quem vai comprá-lo. É papel do time responsável pela aquisição de suprimentos e da gestão de fornecedores saber negociar as melhores condições.

Como já falamos, isso envolve não apenas solicitar boas condições para a sua empresa, mas demonstrar para o parceiro que o negócio é uma via de mão dupla.

Por exemplo, uma diminuição do preço do produto pode ser solicitada, porém, em troca disso o número de itens a serem adquiridos será maior. O mesmo pode acontecer para que uma entrega seja realizada de maneira mais rápida ou que as condições de pagamentos sejam melhoradas.

Avalie com periodicidade a qualidade e a eficiência das entregas

Mesmo que o parceiro aparente ser uma excelente opção durante os primeiros contatos e entregas, é necessário avaliar com periodicidade todos os dados da parceria.

Com o passar do tempo a velocidade da entrega pode diminuir, assim como a qualidade dos materiais, caso isso aconteça é fundamental entrar em contato com o fornecedor e solicitar que o produto volte a ser entregue conforme o combinado.

Caso isso não ocorra, a empresa deve priorizar outros parceiros que consigam arcar com os seus compromissos, realizando essa troca de fornecedores de maneira profissional e evitando que os atritos reflitam no produto entregue ao consumidor.

Invista no monitoramento do estoque

Para um bom controle de fornecedores também é necessário que a gestão do estoque ocorra de maneira otimizada. Saber onde cada material deve ser guardado, assim como controlar plenamente as entradas e saídas é fundamental para entrar em contato com os fornecedores no momento certo e facilitar o seu trabalho.

O monitoramento do estoque também auxilia no compartilhamento de dados com os parceiros, dessa forma informações que dizem respeito aos materiais entregues pelos fornecedores podem ser utilizadas para adiantar o envio de itens.

Utilize a tecnologia como aliada para a gestão

Por fim, invista em tecnologia para um controle de fornecedores eficiente. Atualmente estão disponíveis no mercado diversos softwares que auxiliam no gerenciamento e na metrificação de dados de fornecedores, ajudando em sua leitura e facilitando a tomada de decisões por parte das lideranças.Artigo escrito pela Linkana, empresa referência na análise pública automatizada de Compliance e governança corporativa do processo de homologação de fornecedores.

Direto da Redação | Revista Semanal Curitiba
Revista semanal e Portal de notícias e conteúdo online para seu entretenimento e consumo semanal de notícias e conteúdos separados exclusivamente para você, nosso leitor predileto.
https://revistasemanal.curitiba.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *