Negócios e Política

Valuation de empresas: o que é e como calcular? Aprenda agora

Você sabe quanto vale o seu negócio? Essa é uma pergunta fundamental para qualquer empresário. Afinal, mesmo não tendo a intenção de vender a companhia, é muito importante saber o quanto ela vale perante o mercado, certo?

Ou seja, é essencial saber o que é valuation de empresas para avaliar a situação atual do seu negócio. E isso não é apenas para colocá-lo à venda, mas também para buscar um aporte de capital ou venda de cotas entre sócios.

Aprender como calcular o valuation de uma empresa contribui para a atração de investidores e a identificação de oportunidades para planejar os próximos passos a médio e longo prazo.

Se você deseja compreender o que é valuation de empresas e descobrir como realizar o seu cálculo na prática, basta continuar lendo. 

O que é valuation de empresas?

O valuation é o cálculo  para determinar o valor de compra e venda de uma empresa. Ele envolve diversos aspectos que definem o quanto um negócio vale no mercado, como:

  • lucratividade;
  • crescimento;
  • independência dos ativos;
  • controle dos passivos;
  • variedade de clientes;
  • força da marca;
  • longevidade do negócio.

Por mais que pareça, essa análise não se resume a uma ciência exata. Pois, além de números e cálculos financeiros, ela analisa as percepções que os clientes e o mercado têm sobre a empresa e as possibilidades de faturamento futuro.

O valuation pode ser realizado por motivos distintos, como venda de empresas, processos judiciais, auditoria contábil, aportes de capital, pedido de empréstimo, fusão ou aquisição, entre outros.

Ou seja, uma definição resumida sobre  o que é valuation de empresas pode ser descrita como uma percepção de valor de mercado. Vamos a exemplos na prática?

As empresas mais valiosas do mundo têm sido a Apple, a Amazon e o Google. A Amazon está como primeira colocada desde 2019, quanto ultrapassou o Google, de acordo com o estudo anual BrandZ, da consultoria Kantar. Em 2021, a Amazon estava valendo US$683,85 bilhões, 64% a mais do que em 2020.

Outro exemplo recente, que ganhou os sites de notícias pelo mundo, foi a queda brusca de valor de mercado do Facebook: ele perdeu US$252 bi em apenas um dia devido a algumas ações mal executadas e a falhas estratégicas.

A importância do valuation de empresas

O valuation é o termômetro de como está o valor, a imagem e a reputação da empresa em relação a sua utilidade perante aos seus clientes.

Esse estudo possui destaque durante o processo de compra e venda de empresas. Afinal, ele é considerado uma das etapas mais importantes durante a negociação, pois é a partir dele que se estipula o melhor valor de venda.

Além desse benefício, conheça outras vantagens do valuation de empresas:

  • identificação dos pontos fortes que valorizam o negócio e dos pontos fracos a serem melhorados;
  • possibilidade de prever o crescimento nos próximos anos;
  • negociação mais equilibrada, pois o valuation possui o objetivo de encontrar um valor justo para ambos o lado da transação;
  • conhecimento da quantia que pode ser investida.

Como calcular o valuation de uma empresa?

Depois de saber o que é valuation de empresas, é hora de entender como esse cálculo é realizado na prática.

Há três métodos de calcular o valuation. Conheça melhor cada um deles.

  1. Pela renda

Um dos fatores fundamentais do valuation pela renda é a capacidade da empresa gerar um bom faturamento no futuro. Se ela puder gerar fluxo de caixa livre nos próximos anos, significa que o negócio tem valor perante ao mercado.

Além disso, a avaliação da empresa envolve a força da marca, o posicionamento em sua área de atuação, a imagem que ela tem com seus clientes e no mercado, entre muitos outros.

Conhecido também por avaliação de empresas por meio do Fluxo de Caixa Descontado. Ele é um dos métodos mais utilizados para calcular o valuation de uma empresa em funcionamento.

Esse cálculo desconta as dívidas do valor do fluxo de caixa da sua empresa.

Ele acontece nas seguintes etapas:

  • diagnóstico inicial da avaliação do negócio;
  • definição dos critérios de cálculo do valuation;
  • projeções de cenários de avaliação da empresa;
  • cálculos financeiros;
  • análise dos resultados da avaliação;
  • apresentação do valuation final. 

É o método considerado o mais completo pelo mundo. Todos os aspectos relevantes podem ser considerados e o investidor por incluir na avaliação as suas sinergias.

  1. Pelo mercado

Chamado também por múltiplos e cotação, esse método funciona como se fosse um comparador de preços.

Ele tem dois enfoques:

  • Múltiplos de Mercado: o valor da empresa é mensurado pela comparação do desempenho econômico e financeiro de empresas similares, que atuam no mesmo segmento. A base dessa comparação pode ser realizada com empresas de capital abertos que foram compradas e o seu valor de aquisição foi divulgado;
  • Cotação de Mercado: usado apenas para empresas listadas na bolsa de valores (de capital aberto). O cálculo é feito multiplicando o preço da ação da empresa pelo número total de ações. Normalmente essas empresas são usadas como referência para o cálculo do valuation de outras.
  1. Pelos ativos

O método de valor patrimonial soma todos os seus ativos, como equipamentos, dinheiro, estoque, maquinário, imóveis etc. Depois, é descontado desse total as dívidas da empresa.

Ele não leva em conta o valor da marca, a reputação da empresa, a qualidade do seu time e nenhum outro aspecto subjetivo. O método pelos ativos considera apenas o valor do patrimônio atual, sendo bastante utilizado para estimar o valor de empresas em dificuldade financeira.

Há duas formas de cálculo do valuation:

  • valor patrimonial de liquidação (preço de mercado), usado para avaliar empresas que estão mal financeiramente;
  • valor patrimonial contábil (valor histórico), pouco usado no mercado.

Como fazer o valuation de empresas?

A  melhor forma de calcular o valuation de forma profissional é contar com o suporte de uma consultoria financeira especializada em valuation, fusão e aquisição. Isso porque esse tipo de empresa apresenta assessores experientes e com know-how para avaliar empresas de diversos portes e setores.

Por isso, se você deseja saber o que é valuation de empresas na prática, contrate uma consultoria de confiança e participe desse processo para descobrir o valor agregado do seu negócio e as suas previsões de crescimento nos próximos anos.

Fonte: Capital Invest, consultoria com quase 20 anos de experiência em assessoramento financeiro em compra, venda e valuation de empresas.

Direto da Redação | Revista Semanal Curitiba
Revista semanal e Portal de notícias e conteúdo online para seu entretenimento e consumo semanal de notícias e conteúdos separados exclusivamente para você, nosso leitor predileto.
https://revistasemanal.curitiba.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *