Tech

Por que usar tecnologias digitais na educação? 4 motivos + ferramentas

Já era uma necessidade crescente dos últimos tempos que as escolas se apropriassem dos recursos tecnológicos, dinamizando o processo de aprendizagem. Afinal, é preciso considerar as vivências e a bagagem externa que os alunos já possuem.

Essa é uma das principais razões para se usar tecnologias digitais na educação. Apesar de muitas instituições ainda não estarem preparadas para essas transformações, o distanciamento social e as aulas a distância tornaram isso uma urgência.

Mas para além disso, cada vez mais é possível observar vantagens que essas inovações trazem para toda a escola, desde a gestão até o engajamento dos alunos.

Isso mostra a importância dos professores se atualizarem constantemente, não apenas nas matérias que lecionam, mas também desses novos aparatos tecnológicos. 

Essa modernização é uma realidade na sociedade. Nada mais justo, portanto, que também estejam presentes nas salas de aula.

Pensando em todos esses pontos, criamos um conteúdo completo sobre as principais razões para implementar boas tecnologias digitais na educação e algumas ferramentas que podem ser usadas pelos educadores. Boa leitura!

Qual a importância de usar tecnologias digitais na educação?

A educação a distância é uma realidade desafiadora, tanto na formação de profissionais da educação quanto na realidade prática do dia a dia. 

É de se esperar, então, que a escola tenha que “se reinventar” se desejar sobreviver como instituição educacional. 

Sendo assim, é essencial que o professor se aproprie dos saberes advindos com a presença das tecnologias digitais para que estes possam ser sistematizados em sua prática pedagógica.

E vale lembrar que não são apenas os alunos que se beneficiam dessa transformação. Cada vez mais, as soluções tecnológicas mostram-se vitais para o mercado educacional como um todo.

Assim, fica mais fácil de ver a importância de ter professores preparados pedagogicamente para desenvolver suas aulas com uma didática interativa e dinâmica. 

Mais do que isso, que dialogue com a realidade da maioria dos alunos, que normalmente já chegam à sala de aula imersos em uma cultura digital.

4 motivos para adotar tecnologias digitais na sala de aula

1. Melhorias para a gestão educacional

A gestão educacional influencia a metodologia de ensino que cada instituição adota para que os objetivos de cada etapa da educação sejam alcançados. 

A partir do momento que entende a importância das tecnologias digitais na educação, consegue perceber como essas inovações são relevantes tanto para a sala de aula quanto para o gerenciamento das burocracias e atividades da instituição.

2. Aproximação entre alunos e professores

Muitos professores não levam em conta a experiência que os alunos já trazem consigo e não estimulam a discussão sobre o que eles aprendem em casa, na rua, na TV e na internet. 

Contudo, esses meios têm um grande poder pedagógico, visto que se usam da imagem e também apresentam conteúdo com agilidade e interatividade.

Sendo assim, a utilização das tecnologias digitais podem aproximar alunos de professores, uma vez que estes apostam em plataformas que são conhecidas pelos alunos, integrando a sua realidade ao aprendizado escolar.

3. Engajamento dos alunos

Incentivar o engajamento da turma é um dos maiores desafios dos professores, tanto nas aulas EAD quanto presenciais. Uma boa alternativa é que o professor utilize-se de aparatos tecnológicos na escola visando à transformação da informação em conhecimento.

Como vimos, muitas vezes quando as metodologias aplicadas em aula contam com inovações e processos tecnológicos, acabam se tornando mais eficientes e apresentam novas perspectivas em relação ao ensino tradicional.

4. Qualidade de aprendizagem

Na educação contemporânea o professor não é visto como a fonte de todo o conhecimento. Pelo contrário, entende-se cada vez mais que o aluno deve ser visto como agente do próprio aprendizado.

Com a metodologia da sala de aula invertida, isso já é realidade em muitas instituições, e algo que pode ser muito bem aproveitado com boas tecnologias digitais. 

Esse formato de aula com estímulo interativo e dinâmico estimula a participação dos alunos e torna o momento da apropriação do conhecimento mais agradável, tanto para os alunos quanto para o professor.

Principais ferramentas digitais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Os ambientes virtuais de aprendizagem são uma das ferramentas mais completas para educação a distância. É um ambiente online (site, sistema ou software) utilizado para ministrar aulas, cursos e capacitações em geral pela internet. 

Nesse espaço, os alunos também interagem entre si e recebem a tutoria dos professores. Então, além de contar com recursos de aulas em vídeo (sejam gravadas ou ao vivo), também podem oferecer outros, como:

  • chat interno;
  • fóruns;
  • bibliotecas virtuais;
  • avaliações e atividades virtuais;
  • certificados digitais, entre outros.

Um dos maiores exemplos de AVA é o Google Workspace for Education, um sistema desenvolvido pelo Google para escolas gerenciarem a educação dos alunos com o auxílio de diversas ferramentas digitais.

Dentro dele existe o Google Classroom que é um ambiente virtual de aprendizagem onde o professor cria turmas, gerencia dúvidas, faz aulas online, cria avaliações virtuais, envia materiais, dá notas e feedback do trabalho e muito mais. 

Bibliotecas virtuais

Pensando na importância de metodologias como a da sala de aula invertida, é fundamental que os professores disponibilizem materiais importantes para consulta dos alunos. 

Assim, é possível criar uma biblioteca de documentos da própria instituição, ou então optar por algumas que já existem.

O Portal Domínio Público, por exemplo, é uma grande biblioteca virtual que reúne obras literárias e científicas de vários autores gratuitamente. É possível pesquisar materiais disponíveis em imagem, som, texto e vídeo, além de conteúdos em outros idiomas.

Pode ser usado tanto pelos professores, para oferecer bons materiais em aula, como também pelos alunos, com objetivo de pesquisa. 

Além disso, como o nome dessa do site deixa claro, todas as obras são de domínio público ou cedidas pelas pessoas que possuem os direitos autorais das obras.

Jogos digitais

A gamificação é uma das novas tendências da educação e tem se mostrado uma estratégia cada vez mais positiva no aprendizado e engajamento dos alunos. Há algumas opções de ferramentas digitais que podem auxiliar os educadores nisso.

O Portal Ludo Educativo, por exemplo, é um portal de jogos educativos com atividades de diversas matérias. 

Já o KaHoot! serve para criar jogos de aprendizagem e organizar sessões de jogos (kahoots) ao vivo. Uma vantagem é que o professor consegue passar desafios de acordo com o ritmo individual da turma ou de cada aluno. 

Esses são apenas alguns exemplos de ferramentas e plataformas que podem ser utilizadas como tecnologias digitais na educação com o objetivo de aprimorar o aprendizado e melhorar o engajamento dos alunos.Este post é de autoria da Safetec Educação, uma empresa com mais de 10 anos de mercado, obcecada em criar experiências na área educacional, através de soluções simples e colaborativas, que gerem resultados.

Direto da Redação | Revista Semanal Curitiba
Revista semanal e Portal de notícias e conteúdo online para seu entretenimento e consumo semanal de notícias e conteúdos separados exclusivamente para você, nosso leitor predileto.
https://revistasemanal.curitiba.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *