Negócios e Política

Como calcular o valuation de uma empresa? O que deve ser considerado?

O valor de uma empresa engloba diversos aspectos além do financeiro. Ele representa a visão do mercado sobre o negócio. Por isso, aprender como calcular o valuation de uma empresa é tão importante.

Ao saber quanto custa a organização, o empresário pode entender se é o momento certo para colocá-la à venda, aceitar uma proposta de fusão, conseguir empréstimos, entre outros.

Continue a leitura e entenda, de uma vez por todas,  o que é valuation de empresas e como fazer o seu cálculo de maneira adequada.

O que é valuation?

Valuation  é a avaliação e o cálculo que define o valor de compra e venda de um negócio. 

Ele inclui cálculos financeiros e outros aspectos mais subjetivos com foco na capacidade da organização de gerar lucro. Por isso, é vital que seja realizado por um profissional que entenda o mercado para fazer essa avaliação sem falhas e danos à imagem corporativa.

Os fatores mais levados em conta no momento de fazer o valuation para venda são:

  • crescimento da empresa no futuro;
  • lucratividade atual e previsões financeiras a curto, médio e longo prazo;
  • variedade e quantidade de clientes;
  • força da marca, ou seja, sua reputação no mercado;
  • longevidade do negócio;
  • posicionamento em sua área de atuação;
  • controle dos passivos e independência dos ativos.

Isto é, o valuation é a representação de como a empresa é vista no mercado. Ele mede o valor da marca e sua utilidade à sociedade.

Por que fazer o valuation de uma empresa?

Mas, por que saber como calcular o valuation para venda? Além do principal motivo, que é a venda e compra de empresas, há a importância de descobrir quanto vale o negócio para pedidos de empréstimo, aporte de capital, auditoria contábil, processos judiciais, proposta de fusão etc.

O valuation é vital durante as etapas de compra ou venda de um negócio. Pois, para se chegar à finalização desse cálculo, a empresa deve colocar toda a sua papelada em dia, organizando seus documentos financeiros e contábeis.

Além disso, após a avaliação ser concluída, o preço da empresa é determinado e pode-se dar início às negociações com investidores.

Entender como calcular o valuation de uma empresa traz ainda muitas outras vantagens ao negócio, como a identificação de seus pontos fortes e os fracos, que precisam ser ajustados ou mudados.

Com a avaliação de preço de empresas, há também a possibilidade de:

  • presumir o crescimento e o faturamento corporativo;
  • elevar o nível da negociação, permitindo uma relação de ganha-ganha, sem prejuízos para o comprador ou o vendedor;
  • planejar investimentos futuros.

Como calcular o valuation de uma empresa?

Percebeu a importância de saber o quanto antes como calcular o valuation de uma empresa? Mesmo que você, como  empresário, contrate um assessor financeiro especializado em valuation, fusão e aquisição, é recomendado que entenda todas as etapas do processo de compra e venda de empresas.

Para facilitar esse entendimento, separamos aqui os três principais métodos para saber como calcular o valuation de uma empresa: pela renda, pelo mercado e pelos ativos. Leia abaixo e saiba mais sobre cada um deles!

Valuation pela renda

Esse método é um dos mais conhecidos e aplicados no mercado nacional e internacional:  o valuation pelo fluxo de caixa descontado

Mas, como esse cálculo pela renda funciona? De uma forma muito simplificada, ele traz a valor presente os fluxos de caixa futuros.

Visto como o mais completo mundialmente, o valuation pela renda tem maior foco no aspecto financeiro e contábil da companhia e é bastante considerado pelos investidores.

Entenda quais etapas são realizadas nesse método:

  1. avaliação inicial do negócio;
  2. seleção dos critérios que serão levados em conta durante o cálculo do valuation;
  3. diversas projeções de cenários financeiros e como eles podem impactar a empresa no futuro;
  4. cálculos financeiros e contábeis;
  5. revisão e análise dos resultados;
  6. divulgação do cálculo final do valuation.

Valuation pelo mercado

O método valuation pelo mercado tem um processo parecido com o comparador de preços. Ele inclui dois tipos de aspectos para avaliar o valor de uma empresa.

O primeiro deles é o “Múltiplos de Mercado”, que avalia o valuation a partir da comparação do desempenho econômico e financeiro de empresas que atuam no mesmo mercado. Normalmente,  os valores utilizados são divulgados por empresas de capital aberto que tiveram alguma fusão ou aquisição com valor de mercado divulgado ao público.

O segundo enfoque dado por esse método é a “Cotação de Mercado”. O cálculo do valuation é realizado pela multiplicação do preço da ação de uma empresa listada na bolsa de valores pela quantidade total de ações que ela emite.

Ou seja, em ambos os enfoques do valuation pelo mercado as empresas de capital aberto são consideradas como base de comparação para a avaliação de outras.

Valuation pelos ativos

Antes de falar sobre as formas de cálculo desse método de valuation de uma empresa, é preciso deixar claro o que são ativos. Eles são os bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro, como: 

  • equipamentos e maquinários;
  • imóveis;
  • estoque de produtos;
  • dinheiro em caixa;
  • móveis;
  • entre outros.

O método de aprender como calcular o valuation de uma empresa pelos ativos é feito da seguinte maneira: soma-se todos os ativos corporativos e desconta-se o total das dívidas da empresa.

Aqui, o foco são os valores objetivos. Os subjetivos, como a reputação da marca e a qualidade de seus colaboradores, são deixados de fora.

O valuation pelo ativos considera apenas o valor do balanço patrimonial e pode ser calculado de duas maneiras:

  • valor patrimonial de liquidação (preço de mercado): avalia empresas com dificuldades financeiras;
  • valor patrimonial contábil (valor histórico): pouco usado no mercado.

Ou seja, há diversas formas de saber como calcular o valuation de uma empresa. Mas, o que é realmente importante durante essa avaliação é o suporte de um profissional qualificado, que entenda profundamente sobre esse assunto.

Afinal, um assessor financeiro em fusão e aquisição tem conhecimento e muita experiência prática, garantindo um valor justo para futuras negociações. Invista em uma consultoria especializada e descubra todo o potencial da empresa!
Fonte: Capital Invest, consultoria com quase 20 anos de experiência em assessoramento financeiro em compra, venda e avaliação de empresas.

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