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Quais as diferenças entre CRM, MPR e ERP? Como podem ajudar sua empresa?

Muitos gestores provavelmente já ouviram falar sobre os sistemas de gestão empresarial CRM, MRP e ERP. Mas você sabe quais as diferenças entre eles? Para quando cada um é indicado? Como escolher o ideal para sua empresa?

Independentemente da área ou segmento da companhia, é importante contar com tecnologias e soluções integradas que deem o suporte necessário à gestão do negócio.

A verdade é que para optar entre eles, é necessário conhecer as suas especificidades e entender quais são as melhores soluções para as necessidades da empresa.

Então, quais as principais diferenças e como escolher entre CRM, MRP e ERP? Continue a leitura e descubra!

Quais as diferenças entre CRM, MRP e ERP?

Para entender a diferença entre CRM, MRP e ERP, precisamos definir o conceito e o que cada uma dessas siglas significa. 

Mais do que isso, é fundamental avaliar as vantagens dos sistemas e como eles podem auxiliar sua empresa. Vamos ver um pouco mais sobre isso?

O que é CRM?

CRM ou Customer Relationship Management é um software utilizado para Gestão do Relacionamento com o Cliente.

Ou seja, é uma ferramenta em que todo o trabalho está voltado para a satisfação do consumidor, por meio de uma solução tecnológica que integra os processos das equipes de marketing e vendas.

Isso significa que o CRM ajuda as empresas a entenderem as necessidades de seus clientes, graças a um armazenamento e compartilhamento de dados que facilitam a comunicação.

A partir do momento que você conhece seus clientes, é possível dar aquilo que eles precisam e, dessa maneira, fidelizá-los. Esse é um dos principais objetivos e vantagens deste software, já que o relacionamento está diretamente associado à experiência positiva do usuário.

Além disso, entre as principais funcionalidades da ferramenta, podemos citar:

  • base de dados sobre os clientes;
  • histórico de todas as interações;
  • lembretes de atividades (follow-ups, eventos, reuniões, telefonemas, envio de e-mails, etc.);
  • visualização do funil de vendas e fluxo de negócios;
  • criação de relatórios gerenciais sobre desempenho individual ou coletivo dos vendedores, segmentação de clientes e previsão de vendas.

Mas agora que você já sabe o que é CRM, em quais situações poderá utilizá-lo para aprimorar os resultados da sua empresa? Confira algumas delas.

  • Automação de marketing: otimizam o processo de marketing da empresa, possibilitando a criação de estratégias e alocação de recursos para mercados com maiores potenciais;
  • Automação da força de vendas: a ferramenta administra e otimiza o processo de vendas, aumentando a produtividade dos vendedores e indicando o momento certo da jornada para entrar em contato com os leads;
  • Suporte e atendimento ao cliente: alguns softwares permitem a integração com help desks e sistemas de call center, permitindo que toda a comunicação seja registrada e evidenciando a personalização do atendimento.

Isso mostra como o CRM é um sistema completo para melhorar o relacionamento entre empresas e clientes por meio do histórico e armazenamento de dados. 

Assim, podemos entender o que o consumidor espera do seu negócio, como é possível dar isso a ele e, principalmente, personalizar o seu atendimento de acordo com as necessidades de cada um.

O que é MRP?

Já o MRP significa Material Requirement Planning, que traduzimos para Planejamento das Necessidades de Materiais. Essa tecnologia tem o foco na produção, ou seja, auxilia a empresa a calcular as quantidades necessárias de materiais e em quanto tempo. 

Basicamente, a estrutura do MRP funciona da seguinte maneira:

  • pedidos;
  • previsão de vendas;
  • estoque;
  • lista de materiais;
  • ordens de produção;
  • planos de materiais;
  • ordens de compras.

A importância dessa ferramenta está exatamente na definição do planejamento do processo de produção. Desde os insumos básicos e matéria-prima (quanto e quando é necessário comprar), até os utensílios indispensáveis para sua fabricação.

Além disso, como tem o objetivo de manter os processos sempre em andamento, também abordam o tempo indicado para cada etapa, da chegada dos materiais até a finalização.

O que é ERP?

ERP, ou Enterprise Resource Planning, pode ser traduzido como Planejamento dos Recursos da Empresa. Esse é um dos modelos de gestão mais conhecidos e utilizados, já que sua tecnologia tem como principal objetivo a integração e padronização de todos os processos da companhia.

Os sistemas ERP são compostos por uma base de dados central apoiada por diferentes módulos. Com isso, consegue suportar vários tipos de informações, podendo ser acessado por vários computadores ao mesmo tempo.

Como a ferramenta integra muitas áreas de uma empresa, possui funcionalidades que vão além do marketing, vendas e logística de materiais. 

  • Operações e logística: inventário, planejamento de materiais, manutenção, gerência de projetos, requisições de compras, estoque, controle de perdas;
  • Marketing e vendas: estimativas, ordens de pagamento, gerenciamento de vendas;
  • Recursos humanos: folha de pagamento, gestão profissional, planejamento, alocação de recursos;
  • Finanças: contabilidade, fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, custos e lucros.

Tudo isso permite que a organização concentre suas informações em apenas um lugar, promovendo uma comunicação mais assertiva entre as diferentes áreas e equipes. Com isso, é possível tomar decisões com base em dados reais, tornando-a mais assertiva.

Qual o sistema ideal para minha empresa?

Entre as principais diferenças entre CRM, MRP e ERP, podemos evidenciar que o CRM e MRP ocupam-se de tarefas específicas da empresa (relacionamento com o cliente e logística de materiais, respectivamente). 

Enquanto isso, o sistema ERP acaba sendo mais abrangente, já que possui integração de todo conhecimento organizacional. 

A verdade é que a escolha entre CRM, MRP ou ERP deve ser feita exclusivamente pensando nas necessidades da empresa. 

Ou seja, antes de definir qual a melhor solução tecnológica para a companhia, devemos pensar para quem cada sistema é mais vantajoso, já que cada um possui suas especificidades.

O CRM tem um papel fundamental nos processos comerciais, já que auxilia diretamente os vendedores a entenderem a jornada do cliente, em qual etapa do funil de vendas estão e a entender suas necessidades. Tudo isso é conquistado por meio do foco no relacionamento.

Já o MRP está concentrado nas necessidades materiais que uma organização precisa para a sua cadeia produtiva. Isso envolve dizer que não são todas as empresas que necessitam desse sistema, já que algumas somente prestam serviços, por exemplo.

Por fim, o ERP possui o controle de tudo o que acontece dentro do negócio, das finanças ao operacional (incluindo o planejamento de materiais). Apesar disso, essa solução não foca tanto no relacionamento com o cliente, o que pode prejudicar a sua experiência.

Mas, afinal, por qual deles você deve optar? Vale lembrar que é possível integrar os softwares para potencializar as suas funcionalidades

Ao utilizar as ferramentas de CRM, MRP e ERP juntas, de acordo com as necessidades da empresa, podemos melhorar a infraestrutura de trabalho, o atendimento ao cliente e a área logística.

Independentemente do tamanho da sua organização, com esses sistemas é possível estruturar os processos internos, seja os de gestão, de vendas ou operacionais.Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

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