Auto e Moto

Quais os cuidados que devemos ter com o carro depois da compra?

Então você acabou de comprar seu carro novo. Porém, além de toda a empolgação e alegria do momento, é preciso também pensar nos  cuidados que se deve ter com o veículo de agora em diante. Afinal, você não quer ter nenhum problema com ele no futuro, não é mesmo?  

E para te ajudar, elaboramos este artigo com algumas dicas para que você fique por dentro de tudo que precisa ser feito para aproveitar ao máximo seu veículo com tranquilidade e sem nenhuma dor de cabeça.

Acompanhe e boa leitura! 

Cuidados que devemos ter com o carro depois da compra

  • Cuide da transferência do veículo em até 30 dias depois de ter efetuado a compra. Para isso será necessário ter em mãos o certificado de compra e venda assinado e com firma reconhecida em cartório.
  • Se você comprou um carro usado, com mais de três anos de uso, é recomendado levá-lo até uma oficina de sua confiança para fazer uma revisão. Na verdade, isso deverá ser feito antes da compra, já que apenas um mecânico poderá identificar alguns problemas mais específicos e/ou ocultos.
  • Mantenha uma comunicação integrada entre motorista e veículo: Leia  o manual do proprietário e tenha certeza de que foram realizadas todas as vistorias e revisões necessárias no carro de acordo com a sua quilometragem.
  • Dependendo das condições do veículo e de quando foi sua última revisão, pode ser necessário trocar algumas peças como a correia dentada, velas, filtros, pastilhas, fluidos de freio e também os pneus. 

Cuidados que você deve ter com seu novo carro para aumentar a sua durabilidade

Com o carro na garagem, documentação em dia e tanque cheio, é fundamental tomar alguns cuidados para que ele tenha uma maior durabilidade e também possa rodar com mais segurança e economia. E claro, deixar o carro em bom estado melhora as possibilidades de venda no futuro.

  • Cuide bem do motor, ele é o coração do seu automóvel. Assim, tenha cuidado com as marchas, já que conduzir o carro em baixa rotação exige uma força maior para rodar. Vale lembrar que durante as revisões ou antes de qualquer deslocamento, é importante verificar se o motor está em perfeitas condições. 
  • Troque o óleo periodicamente, já que ele tem a função de lubrificar as partes móveis. 
  • Precisa fazer a revisão por conta própria? Sim, é possível. Com o automóvel parado, insira em uma superfície plana a vareta e verifique na marcação, o seu nível. Se na medição o nível se apresentar abaixo do normal, aconselhamos você a procurar imediatamente um serviço especializado. 
  • Mantenha seu veículo sempre limpo, seja lavando por conta própria, seja levando para um serviço especializado. 
  • Não demore para consertar as avarias e os amassados na lataria. Afinal, a demora pode trazer problemas na pintura, como a ferrugem, deixando o automóvel em péssimo estado. 
  • Faça todas as revisões e manutenções necessárias e recomendadas pelo fabricante ou ao menos uma vez por ano. Não esqueça que é sempre melhor prevenir para que não aconteça futuros problemas que irão lhe custar muito tempo e dinheiro

Tomar todos esses cuidados com seu carro depois da compra vai te deixar muito mais tranquilo. Este foi o caso de Pedro Amorim, sócio-diretor da Estação Indoor, uma empresa de marketing digital, ele seguiu a maioria destas regras e hoje evita pegar a estrada para longas distâncias sem seguí-las. E completa: “É preciso ter esse acompanhamento, se não os problemas serão piores.”.

Mas lembre-se que é necessário o uso de peças de marcas conhecidas, já que isso garante mais segurança para rodar com o veículo e claro, também tem como consequência  uma maior vida útil de todos os componentes. Nunca escolha peças e acessórios apenas pelo preço!

Você tem mais dicas? Compartilhe elas conosco aqui nos comentários!

Direto da Redação | Revista Semanal Curitiba
Revista semanal e Portal de notícias e conteúdo online para seu entretenimento e consumo semanal de notícias e conteúdos separados exclusivamente para você, nosso leitor predileto.
https://revistasemanal.curitiba.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *