O WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado do Brasil e, além das suas funções direcionadas para o uso pessoal, as empresas também podem usufruir dos benefícios das facilidades oferecidas pelo app. O WhatsApp business foi criado para que profissionais, empreendedores e empresas possam ter um contato direto e rápido com seus clientes.
A principal forma de realizar este contato é por meio de mensagem. Desse modo, as empresas podem divulgar produtos, serviços, tirar dúvidas e até enviar mensagens de divulgação utilizado uma mensagem automática e direcionada para um grupo específico de pessoas.
Mas o que de fato é uma mensagem automática no WhatsApp business? Como elas podem ser úteis? Saber essas informações podem ajudar bastante no crescimento de um negócio. Por isso, a seguir será mostrado todos os detalhes dessa função do WhatsApp Business.
O que são mensagens automáticas no WhatsApp business?
Basicamente, as mensagens automáticas no WhatsApp Business são pequenos textos que serão enviados para um grupo específico de pessoas de forma rápida e instantânea.
O interessante desta função é que as mensagens chegam de forma individual para cada pessoa, gerando uma proximidade muito grande entre empresa e clientes, que passam a ter mais confiança na compra de um produto ou serviço.
Para que servem as mensagens automáticas no WhatsApp business?
O sistema de envio de mensagens automáticas do WhatsApp Business foi desenvolvido para que grandes e pequenas empresas pudessem usufruir de uma ferramenta que otimizasse a entrega de informações da empresa para os clientes em potencial.
Essa automatização faz com que não seja preciso digitar um texto e enviar, individualmente, para cada pessoa. Basta criar uma mensagem padrão e que esteja dentro dos objetivos do negócio, configurar o envio e então disparar para o grupo escolhido.
O ponto positivo é que essas mensagens automáticas podem ser utilizadas para diversos fins, como por exemplo:
- Mensagens de saudação
Nesse caso, é possível programar uma mensagem automática toda vez que algum cliente enviar uma mensagem. Esta ação pode ser uma ótima oportunidade para passar um filtro e direcionar o cliente para o atendimento correto.
Este modelo de mensagem automática voltada para saudação também é importante para a retenção do cliente, pois ele não precisará ficar esperando muito tempo por uma resposta, dando tempo suficiente para que a empresa direcione alguém para responder as dúvidas ou solicitações.
- Mensagem explicando sobre o período de ausência da empresa
A mensagem automática do WhatsApp business também serve para aviso, como é o caso de um período específico de ausência. Dessa forma, com as datas definidas, o responsável pela criação da mensagem poderá redigir um texto e enviar para todos os clientes e também para quem entrar em contato com a empresa neste período de ausência.
- Comunicado sobre recesso
Por mais que este tópico possa estar inserido no anterior, ele foi dividido para exemplificar que as mensagens automáticas também servem para divulgação interna. Um exemplo clássico é o recesso coletivo da empresa.
Os responsáveis pelos avisos podem economizar tempo enviando uma mensagem automática para todos da empresa avisando sobre o período em que todos ficarão ausentes.
- Abordagem comercial
Quando se fala em abordagem comercial, também estamos falando de comunicação e marketing. O WhatsApp Business e as mensagens automáticas são ótimas formas de comercializar e divulgar produtos.
O empreendedor digital pode criar uma sequência de mensagens, com fotos e descrição dos produtos ou serviços e enviar para uma lista de pessoas que apresentam um alto potencial de conversão.
- Lembrança sobre compromissos agendados ou eventos que serão realizados
Lembrança de compromissos e eventos também podem ser beneficiados por este modelo de automatização de envio de mensagem. Como falado, as empresas podem utilizar esta função para comunicação internas e, além de comunicar recessos e feriados, também é possível utilizar este sistema como forma de lembrar os compromissos.
A divulgação de eventos, sejam eles públicos ou internos, também são mais bem divulgados pelo WhatsApp.
Como colocar mensagens automáticas no WhatsApp business?
Colocar mensagens automáticas no WhatsApp Business é muito fácil e os passos são bastante intuitivos. O usuário do app não precisa saber muito de tecnologia, bastando seguir as etapas que serão apresentadas a seguir:
- Com o aplicativo aberto, o primeiro passo será clicar nos três pontos que estão no canto superior direito;
- O menu aberto apresenta algumas opções, então é preciso clicar em “Ferramentas comerciais”;
- Agora basta escolher o tipo de mensagem a ser enviada. O WhatsApp apresenta três tipos: saudação, ausência e respostas rápidas;
- Agora basta escrever o texto, definir o público e então enviar a mensagem.
Vantagens de colocar mensagens automáticas no WhatsApp business
Após a leitura de todo o funcionamento das mensagens automáticas do WhatsApp já é possível entender que esta função pode trazer alguns benefícios, como é o caso da agilidade de comunicação.
Mas ainda é possível listar outros pontos positivos que os empreendedores podem usufruir ao utilizar este mecanismo em suas estratégias de gestão e marketing.
Veja:
- Redução de custos com contratação de novos funcionários para realizar os múltiplos atendimentos que uma empresa em expansão passa a ter;
- Aumento da confiabilidade da marca devido à rapidez e eficiência do atendimento;
- Otimiza as campanhas de marketing, atingindo um público específico que realiza compras pelos WhatsApp;
- Melhora na organização dos eventos e atividades internas.
Além desses benefícios, não se deve esquecer que o WhatsApp Business também entrega um relatório de métricas da automatização. Os usuários podem solicitar, periodicamente, os dados das mensagens enviadas para que essas informações sirvam para o surgimento de novas estratégias.