Pesquisa publicada na revista Human Reproduction, revelou que homens que usam cuecas boxers se beneficiam de maior contagem e concentração de espermatozoides do que aqueles que optam por roupas íntimas muito apertadas.
Para o estudo, o maior do tipo até hoje, cientistas examinaram amostras de sêmen de 656 homens, com idades entre 18 e 56 anos, com IMC médio de 26. Eles foram selecionados em meio a casais que procuravam tratamentos de infertilidade no Massachusetts General Hospital.
Cada participante preencheu uma pesquisa para a clínica que incluía uma pergunta sobre suas preferências pessoais de roupas íntimas nos últimos três meses, já que o esperma leva cerca de 90 dias para amadurecer completamente.
Dos pesquisados, 53% que usavam principalmente boxers se beneficiaram de uma concentração de esperma 25% maior e 17% maior contagem total de esperma do que os homens que optaram por estilos mais justos.
Os fãs das cuecas boxers também ostentavam 33% mais espermatozoides nadadores em uma única ejaculação.
1. Então o que está acontecendo?
Tudo se resume à temperatura. Como você provavelmente já sabe, seus testículos não se saem muito bem no calor. Afinal, é por isso que eles estão localizados fora e não dentro do seu abdômen.
2. Use roupas íntimas leves, que deixem você mais livre.
Ao ficar livre, seus testículos ficam cerca de quatro a seis graus mais frios do que a temperatura corporal central, resultando em espermatozoides mais saudáveis e energéticos. Faz sentido, então, que quanto mais apertadas suas cuecas, menos produtivos serão seus pequenos nadadores.
Mas isso faz uma diferença significativa para a fertilidade? Talvez não. Embora a contagem média de espermatozóides tenha sido menor em homens que desviaram de boxers, ainda estava “dentro dos níveis saudáveis”, disse Jorge Chavarro, um dos autores do estudo.
3. Fato ou mito: a roupa íntima realmente afeta a saúde sexual?
A infertilidade é mais frequentemente vista como uma maldição para as mulheres; mas à medida que mais estudos são feitos, descobre-se que os homens também estão lutando.
O estudo “Trends of male factor infertility, an important cause of infertility: A review of literature”, (Tendências da infertilidade por fator masculino, uma importante causa de infertilidade: uma revisão da literatura — em tradução livre), publicada no Journal of Human Reproductive Sciences, estimou que quase 72,4 milhões de casais em todo o mundo experimentam problemas de fertilidade. “Destes casos, cerca de 40–50% são devidos à infertilidade do fator masculino”, apontou a pesquisa. Até 2% de todos os homens apresentarão parâmetros de esperma abaixo do ideal.
Uma das maneiras pelas quais os homens lutam contra a infertilidade é causada pelo calor excessivo. Mas não é apenas o calor do verão que afeta os homens; os cientistas estão começando a olhar para os mitos e contos de esposas que cercam a questão da roupa íntima e se a escolha de um tipo específico de roupa íntima ajudaria os homens a melhorar sua saúde sexual.
4. Qual é o problema?
Para um homem saudável e fértil, não há problema. Ele pode usar o que quiser. Infelizmente, para quem está lutando com a fertilidade, o debate entre boxers ou cuecas mais justas não é apenas uma questão de conforto ou apoio, mas é uma preocupação específica com a saúde do esperma.
A Oxford Academic publicou um estudo com 656 homens que se queixavam de infertilidade. Eles descobriram que “geralmente, 50% dos homens disseram usarem boxers”. Esses homens tinham uma “concentração de esperma 25% maior”, uma contagem total de esperma 17% maior e 33% mais esperma nadador do que os homens que disseram que geralmente não usavam boxers.
Nos homens, os espermatozoides são produzidos dentro dos testículos. Os testículos, localizados dentro do saco escrotal, estão localizados fora do corpo – especificamente longe do calor central do corpo. Celia E. Dominguez, endocrinologista reprodutiva do Centro de Medicina Reprodutiva da Escola de Medicina da Universidade Emory, diz: “Para que os testículos produzam qualidade e quantidade suficientes de espermatozoides, a temperatura dos testículos deve ser menor que a temperatura corporal central”.
Outra questão é o ciclo de vida do esperma. O corpo está continuamente produzindo espermatozoides, e cada espermatozoide vive em torno de 10 a 11 semanas dentro dos testículos. Se eles ficarem muito quentes e forem danificados no início do ciclo de crescimento, eles ainda permanecerão danificados ao longo de sua vida. Isso significa que um homem não pode simplesmente mudar para boxers quando quer ser pai de um filho; ele deve proteger o esperma o tempo todo.
5. Mantenha uma temperatura corporal normal.
O objetivo principal é manter os testículos frescos, e eles precisam estar longe do calor central do corpo. A melhor escolha de roupa interior é a cueca solta estilo boxer. Isso permite que mais ar flua para a área da virilha, o que, no que lhe concerne, mantém a área mais fria.
Nota: Alguns homens gostam do estilo boxer-breve. Esse estilo de roupa íntima geralmente não é solto o suficiente para a maioria dos homens.
Sua roupa íntima deve permitir que o saco escrotal fique pendurado livremente. Claro, há momentos em que os homens preferem que haja menos movimento testicular – ao praticar esportes, por exemplo – mas sempre deve haver tempo suficiente para ficar por perto, por assim dizer.
Não é apenas a roupa íntima que é um problema; roupas apertadas (ou pesadas) ou uma ocupação que exija que um homem fique sentado por longos períodos pode causar estragos para o esperma. Não descarte a ideia de roupas apertadas. Não estamos falando apenas de equipamentos de ginástica ou andar de bicicleta demais. A roupa errada pode ser na forma de calças ou até calças pesadas que os trabalhadores da construção civil usam. Enquanto você não pode ir trabalhar nu, tente se vestir com roupas mais soltas e leves que o manterão mais fresco.
Por último, evite banhos com água quente. O verão pode não ser tão tentador para o uso prolongado de uma banheira de hidromassagem, mas nos meses mais frios, uma longa imersão em uma banheira de hidromassagem ou banhos quentes aumentará a temperatura central dos testículos e possivelmente danificará o esperma.
6. Lista de verificação de problemas de ereção.
Um problema ocasional para conseguir uma ereção não é nada para se preocupar. Mas a falha em fazê-lo mais da metade do tempo em qualquer idade pode indicar uma condição que precisa de tratamento. Você pode sofrer de disfunção erétil.
Faça o teste a seguir e descubra!
1.Você está acima do peso?
- Sim
- Não
2.Você tem alguma das seguintes condições?
- Diabetes
- Colesterol alto
- Depressão
- Aterosclerose (endurecimento das artérias da placa)
- Doença renal
- Pressão alta
- Distúrbios da medula espinhal ou do sistema nervoso
- Qualquer tipo de cirurgia pélvica
3.Você:
- Fuma?
- Faz uso exagerado de bebida alcoólica?
- Usa drogas ilícitas?
4.Com que frequência você se exercita?
- Diariamente
- Uma ou duas vezes por semana
- Algumas vezes por mês
- Eu nunca pareço chegar a isso
5.Com que frequência você se sente estressado?
- A maior parte do tempo
- Às vezes
- Raramente
_________________________________________________________________________
Homens com excesso de peso são mais propensos a ter disfunção erétil. Mas afinal, o que é disfunção erétil?
As causas comuns de falta de ereções incluem doenças nervosas, condições psicológicas e doenças que afetam o fluxo sanguíneo. Vários medicamentos prescritos e de venda livre também podem causar disfunção erétil, afetando os hormônios, os nervos ou a circulação sanguínea de um homem.
Tabaco, álcool e drogas recreativas podem danificar os vasos sanguíneos de um homem e/ou restringir o fluxo sanguíneo para o pênis, causando falta de desejo masculino.
7. Você sabia?
- A desinformação sobre a disfunção erétil inclui a noção de que a ela, também chamada impotência, é uma consequência inevitável do envelhecimento. A disfunção erétil não é considerada normal em nenhuma idade, nem é normal que um homem perca completamente a função erétil como resultado de ser mais velho.
- A impotência sexual pode ser tratada com medicamentos orais, terapia sexual, injeções penianas e cirurgia, como implantes penianos.
- A terapia de injeção intracavernosa é um medicamento injetado diretamente no pênis para tratar a disfunção erétil.
- A terapia intrauretral é um medicamento supositório inserido na ponta do pênis para tratar a disfunção erétil.
- Os urologistas são médicos especialmente treinados para tratar problemas do sistema urinário masculino e feminino e dos órgãos sexuais masculinos.