Uma das grandes vantagens de uma casa sustentável é, justamente, a utilização de tijolo ecológico em sua composição. Esse tipo de material não apenas deixa a construção mais bonita como também traz inúmeros outros benefícios para o dia a dia dentro da casa, seja ele físico ou emocional.
O conceito de sustentabilidade tem aparecido cada vez mais em alta na sociedade, principalmente por causa dos números crescentes de poluição. Confira, abaixo, tudo sobre as casas sustentáveis e como você pode ajudar a mudar a realidade do planeta com pequenas mudanças.
Afinal, o que é uma casa sustentável?
Uma casa sustentável nada mais é do que uma moradia totalmente elaborada em prol da natureza. Sendo assim, a sua constituição é pensada para não agredir as árvores, o solo ou o ar. Para isso, materiais como o tijolo ecológico são utilizados em boa parte da planta, seja em um projeto de criação ou apenas de reforma.
Outro motivo para que uma casa ecológica seja construída está diretamente ligada à economia que ela pode proporcionar. Como os recursos de sustentação são naturais, é possível economizar tanto na conta de luz quanto na conta de água. Os recursos são produzidos pela própria casa.
A instalação do sistema de energia solar fotovoltaica é o mais comum na maior parte das casas, podendo ser feita pelos próprios moradores sem maiores complicações. As luzes serão apagadas quando necessário e as torneiras serão fechadas no momento de escovar os dentes.
Uma casa ecológica construída com tijolo ecológico tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida de cada um dos seus moradores. Além disso, também é possível contar com projetos que fazem com que o meio ambiente seja preservado e a energia gerada de forma autossuficiente.
Utilização de tijolo ecológico
Esse tipo de tijolo é muito utilizado para garantir uma boa qualidade de vida aos moradores. Graças à sua simples estruturação, e baixo custo de produção, muitas pessoas podem economizar na hora de construir uma casa ecológica, principalmente em relação ao tempo de construção.
O tijolo ecológico é um elemento fundamental para reduzir a poluição do meio ambiente, visto que é produzido de maneira diferente do convencional. Não há queima de materiais, apenas um processo de secagem e prensa, o que aumenta a durabilidade das peças para uma construção sólida.
Os buracos apresentados na estrutura do tijolo servem para controlar a ventilação e o ruído dos ambientes. Sendo assim, o isolamento proporcionado por uma parede pode ser o suficiente para tornar um cômodo bem mais tranquilo, principalmente para aquelas pessoas que gostam de ler ao longo do dia ou, simplesmente, relaxar.
Outros fatores que ajudam na sustentabilidade
Além da utilização do tijolo ecológico na construção de uma casa sustentável, é importante pensar em outros fatores que também influenciam diretamente na sustentabilidade. Veja, abaixo, quais são as principais modificações que podem ser realizadas para garantir um maior conforto ao ambiente com recursos naturais.
Captação de água da chuva
A captação da água da chuva pode funcionar muito bem para quem quer economizar na conta de água. Esses sistemas são construídos para minimizar todo o impacto causado pelo desperdício de água no meio ambiente. Dessa maneira, o método acaba se tornando extremamente eficiente e reaproveita a água que cai naturalmente durante as chuvas.
A prática consiste em armazenar todo o líquido coletado durante o período chuvoso, fazendo com que aquela água se torne limpa e totalmente apropriada para o uso não potável. Além disso, dá para utilizar o método para economizar muito na conta de água, fazendo uma grande diferença no bolso.
Energia solar
A energia solar térmica é uma ótima opção para quem quer utilizar o calor natural do sol para aquecer a água. Além disso, esse tipo de recurso é amplamente utilizado em moradias sustentáveis para contribuir com a redução do consumo de energia. Pode ser implementado facilmente e expressa uma grande economia na conta de luz.
Já a energia solar fotovoltaica apresenta algumas diferenças. Como o Sol é uma fonte de energia inesgotável, a instalação de painéis solares pode fazer uma grande diferença no seu dia a dia. O sistema acaba se tornando responsável pela redução de impactos ambientais, bem como em uma economia de até 90% para o bolso.
Telhado verde
Além de utilizar o tijolo ecológico como uma parte decorativa para a sua casa, o telhado verde também será uma boa opção. Ele é utilizado na arquitetura com o objetivo de implantar uma cobertura vegetal em residências sustentáveis, refletindo na melhoria da qualidade do ar e, também, do sistema de drenagem.
Iluminação natural
Utilizar a iluminação natural dos ambientes pode ajudar a reduzir o valor da sua conta de luz, além de diminuir a utilização da água para a produção de energia elétrica. Utilizar claraboias poderá ajudar a evitar a necessidade de acender as luzes da casa ao longo do dia.