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Engajamento no ensino remoto: é possível ter esse tipo de interação?

Na sala de aula, o “olho no olho” entre professor e aluno é um entre vários indícios que ajudam o educador a visualizar o nível de interesse e participação do estudante no processo de aprendizagem. 

Contudo, essa não foi a realidade nos últimos anos. Com o distanciamento social, a educação escolar sofreu inúmeras modificações, dependendo cada vez mais de recursos tecnológicos para viabilizar o ensino neste período.

Com a migração temporária do presencial para o online, criou-se toda uma questão a respeito do engajamento no ensino remoto

Afinal, se antes os professores conseguiam ver em segundos o grau de entendimento dos estudantes, com as câmeras fechadas e a própria distância, isso fica mais difícil.

Mas será que é possível solucionar isso? Qual o papel do professor para incentivar os alunos a se envolverem mais? O que, no fim, é o engajamento de uma perspectiva pedagógica? Como trazer isso para a aula, mesmo que remota?

Preparamos um conteúdo completo para responder a essas e outras dúvidas. Boa leitura!

Afinal, o que é engajamento?

Podemos entender que o engajamento é a relação entre duas (ou mais) partes. Ele não ocorre necessariamente apenas entre pessoas, uma vez que o aluno pode se engajar com o próprio material didático, por exemplo.

Ainda assim, essa explicação não é tão simples – ou óbvia – quanto parece. Esse é um tema que permeia a discussão de vários teóricos e estudiosos da área da educação. 

Isso mostra como o engajamento tem uma parte fundamental para todo o esquema de aprendizagem.

Então, o engajamento pode estar relacionado à participação dos estudantes nas atividades pedagógicas. Mas não se resume a isso. Também diz respeito às interações dos alunos entre si e a relação com o professor em sala.

Mais do que isso, quando falamos sobre engajamento no ensino remoto ou presencial, também pensamos na questão de pertencimento e envolvimento que o estudante tem com o restante do grupo. Ou seja, a percepção de conexão com os demais e como isso é valorizado por ele.

Por fim, o engajamento do estudante também pode ser entendido como uma manifestação de sua motivação para aprender. 

Deu para entender um pouco mais sobre o conceito, certo? Isso é fundamental para compreendê-lo em sua magnitude, não apenas como um comportamento único que pode ser visto na sala de aula. 

Afinal, existem várias maneiras de engajar com o que se está aprendendo. E é exatamente esse o papel do educador – descobrir como fazer isso.

Qual o papel do professor para incentivar o engajamento?

Altos níveis de engajamento podem levar os estudantes a melhores desempenhos nas aulas, aumento na persistência, maior participação em atividades extracurriculares e maior interação social. 

Tudo isso indica a importância de entender os fatores (didáticos) que são capazes de fomentar o engajamento dos alunos. Afinal, fatores externos ao contexto da turma, como a própria escola, a família, a comunidade e a cultura também impactam no engajamento.

Entende-se que há três fatores principais que influenciam diretamente no engajamento no ensino remoto. São eles:

  • suporte social;
  • qualidade dos conteúdos e atividades disponibilizados;
  • autoeficácia dos estudantes.

Mas o que exatamente isso quer dizer? 

Suporte social

O suporte social nos ajuda a entender que, para além da sala de aula, o engajamento do estudante é influenciado pelo meio em que vive. 

Por exemplo, a relação com os pais e outros familiares, condições de qualidade de vida, incentivo ao estudo e a própria interação com o restante do grupo podem interferir nisso.

Autoeficácia dos estudantes

Aqui, estamos falando sobre as crenças do aluno na sua capacidade de realizar um conjunto de ações relacionadas ao uso do computador. Ou seja, não se trata de ter ou não certas habilidades, mas sim do julgamento do próprio indivíduo sobre suas competências.

Então, o estudante que não acredita ser capaz de lidar com o ensino por meio do uso do computador tende a engajar menos nas atividades (mesmo que ele tenha as habilidades necessárias).

Esses dois pontos, apesar de serem importantes de se analisar, não falam tanto sobre o papel do professor, diferente deste próximo caso.

Qualidade dos conteúdos e atividades

A qualidade do conteúdo e materiais disponibilizados possui um grande impacto no engajamento no ensino remoto. Isso envolve atividades bem organizadas, com exposição clara dos objetivos de aprendizagem e de fácil utilização no contexto digital. 

Além disso, a variedade de recursos pode influenciar positivamente no engajamento. Nesse sentido, as atividades gamificadas podem ser úteis para engajar os alunos e pode ser uma maneira de melhorar as aulas online.

Mas, a verdade é que o educador deve estar atento à metodologia utilizada para que, de fato, tenha engajamento no ensino remoto. Uma das principais técnicas empregadas tem sido a sala invertida, um método que dá protagonismo ao aluno.

Ainda assim, é necessário considerar variáveis para que isso não acabe sobrecarregando o aluno. O importante é adaptar as metodologias de acordo com a realidade de cada sala, avaliando em quais ambientes determinadas técnicas são bem-vindas.

Agora, considerando que o ensino híbrido ainda é a realidade em algumas instituições, vale pensar em algumas dicas sobre como aumentar o engajamento dos estudantes no ensino remoto.

Como aumentar o engajamento no ensino remoto?

Segundo a UNESCO, mais de 1,5 bilhão de crianças e jovens foram afetados pelo fechamento das escolas por conta das recomendações de distanciamento social. 

Em questão de dias, os professores encontraram-se em uma situação em que dependiam, entre outras coisas, de ferramentas digitais para passar o seu conteúdo. Mas como fazer isso de maneira a ter um bom engajamento no ensino remoto? 

Quais práticas podem ser colocadas em ação para incentivar isso? Separamos 5 dicas, confira!

1. Defina as regras em conjunto

Por muito tempo, as aulas foram consideradas ambientes engessados, em que os alunos deveriam apenas seguir regras. 

Não que algumas diretrizes básicas não devam ser seguidas, mas a questão é que quando essas definições são feitas em conjunto, costumam produzir melhores resultados.

Isso porque cria no grupo de alunos a sensação de pertencimento. Falamos sobre a importância disso anteriormente. 

Então, cabe ao professor trazer algumas já previamente planejadas, para que então sejam decididas em sala. Vale incentivar os estudantes a darem suas próprias ideias e sugerir alternativas.

2. Estimule a autonomia

A transformação digital na educação trouxe o uso de tecnologias para a sala de aula, o que abriu portas para novos formatos de conteúdo. Essas ferramentas também ampliaram o acesso ao conhecimento, dando mais autonomia para os alunos e facilitando o contato com o professor.

Para incentivar o engajamento no ensino remoto, uma alternativa é usar a metodologia ativa de aprendizagem

Ela é centralizada na figura do aluno, que é incentivado a assumir o controle da busca por mais conhecimento, desenvolvendo mais autonomia e participando mais das aulas. 

Contudo, mesmo mudando o protagonismo para o aluno, o professor continua uma peça essencial nesse processo, pois é ele quem o guia nas pesquisas e orienta o que deve ser estudado no momento.

3. Pense em atividades simultâneas e interativas

Uma boa maneira de engajar os alunos é por meio de atividades interativas durante a aula. Assim, é possível criar momentos de construção coletiva de ideias, além de compartilhamento de conteúdos que sejam do interesse dos estudantes.

Além disso, a proposta de problemas autênticos, isto é, direcionados ao mundo real e que tenham significado para a turma é um algo que pode potencializar o engajamento deles nas atividades. 

4. Encontre boas ferramentas digitais

Existem inúmeras ferramentas digitais para ensino remoto que podem ter uma influência positiva na participação ativa dos estudantes. Algumas delas são:

  • Google Forms;
  • Aplicativos do Google (Docs, Apresentações, Planilhas, etc.);
  • Trello;
  • KaHoot!;
  • Jambord;
  • Padlet.

Esses são apenas alguns exemplos. O importante é que, de acordo com a sua realidade e de seus alunos, você encontre aplicativos que visam facilitar a comunicação, as aulas e o processo de aprendizagem.

5. Incentive a troca

Como vimos, um dos três pilares para o engajamento dos estudantes no ensino remoto é o aspecto social. Isso pode ser influenciado pelo ambiente em que o aluno convive, ou seja, sua própria casa, mas também pela socialização com amigos e colegas.

Incentivar que eles se conheçam, troquem experiências, façam trabalhos em grupo, discutam assuntos importantes é fundamental tanto para o amadurecimento quanto para ter boas interações sociais. 

Essas são apenas algumas dicas sobre como incentivar o engajamento no ensino remoto. Com certeza, pode ser um desafio para os professores e acabam envolvendo muitas questões externas. 

Mas com dedicação de ambas as partes, o processo de aprendizagem tem um papel transformador na vida dos estudantes, mesmo numa sala virtual.Este post é de autoria da Safetec Educação, uma empresa com mais de 10 anos de mercado, obcecada em criar experiências na área educacional, através de soluções simples e colaborativas, que gerem resultados.

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