Negócios e Política

Como escrever um e-mail de orçamento

Tentar convencer o cliente a fechar uma venda por e-mail parece quase impossível, não é mesmo?

Imagine só depois de acompanhar o cliente por toda sua jornada de compra, você chega à etapa mais importante e terá que limitar suas explicações e argumentos em um e-mail de vendas. No mínimo, bem desafiador.

Principalmente em vendas consultivas, a voz é uma importante ferramenta utilizada para influenciar e persuadir pessoas. Por isso, quando é preciso avançar o processo comercial para uma etapa onde o canal de comunicação utilizado será um pouco limitado, deve-se entender como escrever um e-mail de orçamento da melhor forma!

Aplicando a técnica certa e sendo criativo, você poderá se destacar da concorrência e fechar negócios com mais facilidade.

Quer saber como fazer isso na prática? Então continue a leitura!

O que é um e-mail de orçamento?

Um orçamento de vendas é um cálculo do valor dos produtos e serviços solicitados por um cliente. Se assemelha muito a uma proposta comercial, no entanto, ainda é uma etapa mais investigativa do cliente, do que decisória. Está presente mais frequentemente nos modelos de venda B2C e nos modelos B2B quando se trata de uma venda de produtos recorrentes.

Logo, um e-mail de orçamento é a etapa do processo de venda onde o vendedor envia uma mensagem eletrônica para seu cliente com uma relação de valores e produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Portanto, entender como escrever um e-mail de orçamento da melhor forma é crucial para a imagem da sua empresa, para a sua imagem como profissional, e para fechar mais negócios.

O que um e-mail de orçamento deve ter?

Para tornar seu e-mail de orçamento mais encantador, olha só as dicas que separamos para você sobre o que um e-mail de orçamento deve ter:

  1. Informações bem estruturadas;
  2. Linguagem clara e objetivo;
  3. Dados verídicos;
  4. Uma chamada para ação.

Seguindo estas dicas, você terá meio caminho andado. E lembre-se: o vendedor não pode perder tempo. Por isso é importante escrever o e-mail de orçamento de forma direta para que não se torne maçante para o comprador.

Mas afinal, como escrever um e-mail de orçamento? 

Um possível cliente entrou em contato e solicitou um orçamento. E agora? Como escrever um e-mail de orçamento adequado para gerar mais vendas? Para fazer isso da melhor forma, vamos por partes

Apresentação

É válido ressaltar um ponto importante: se este cliente já conhece a sua empresa porque vocês já estavam negociando anteriormente, a apresentação da empresa no e-mail de orçamento é dispensável. Mantenha em mente o que conversamos anteriormente: nem você e nem o seu comprador têm tempo a perder, por isso, seja o mais direto possível.

Contudo, se o possível cliente ainda não conhece direito a sua empresa, você pode inserir uma breve (breve mesmo!) apresentação da organização no e-mail.

Veja um exemplo:

Boa tarde, Antônio. 

Espero que você esteja tendo uma excelente semana!

Conforme solicitado, estou enviando um orçamento sobre os produtos X, Y e X.

A (nome da sua empresa) é uma empresa criada para resolver (os problemas que sua empresa soluciona) por meio da excelência e qualidade de seus produtos e serviços. Isso gera mais (benefícios que seus clientes têm ao adquirir seu produto) pelo melhor custo benefício do mercado.

Perceba que, no exemplo, a apresentação da empresa falou mais sobre a solução que ela propõe ao mercado, do que sobre a história da sua existência.

Isso serve para que você prenda a atenção do seu cliente logo no início do e-mail de orçamento. Afinal, você expôs a dor dele e, logo em seguida, já ofereceu uma solução! Veja novamente:

“A (nome da sua empresa) é uma empresa criada para resolver (os problemas que sua empresa soluciona) por meio da excelência e qualidade de seus produtos e serviços”

Descrição dos produtos e serviços

É importante deixar claro para o cliente a descrição completa dos seus produtos e serviços para que não haja dúvidas que possam atrasar seu processo de venda.

E mais do que isso, ele precisa entender o que contempla cada serviço prestado para evitar cobranças indevidas ou conflitos futuros, preservando o seu relacionamento com o cliente.

Tabela de valores

Ao inserir a tabela de valores em seu e-mail de orçamento, se preocupe em deixá-la bem legível. Ou seja, os preços dos produtos e serviços devem acompanhar a identificação de cada serviço.

Você pode, se preferir, escrever em texto corridos os valores e a descrição de cada produto, no entanto, recomendo fortemente que você considere construir uma tabela com uma relação dos produtos oferecidos, sua descrição e seus valores. Como mencionei, isso tornará seu orçamento mais legível e facilitará a decisão do comprador.

Informe um prazo

Colocar um prazo para as condições de pagamento informadas no orçamento é fundamental. Imagine o seguinte cenário: você enviou um e-mail de orçamento para o cliente. Muito tempo se passou e a empresa passou por um reajuste de preços em seus produtos e serviços.

Sem saber disso, seu cliente volta e deseja comprar os produtos com o valor anterior informado no orçamento. Caso você não tenha colocado um prazo para essa decisão, não terá muitos argumentos para driblar os questionamentos do cliente e perderá poder de barganha.

Assim sendo, lembre-se sempre de colocar um prazo de validade para este orçamento, combinado?

Fechamento

Se você quer ter sucesso com o seu e-mail de orçamento, esta é uma etapa essencial: o fechamento do e-mail.

Se trata de uma venda, portanto, mostre-se proativo e à frente da negociação. 

Dispense o “aguardo o seu retorno”. 

Escreva algo que gere um compromisso com o cliente. Então, depois de desenvolver todo o e-mail de orçamento, você pode encerrá-lo da seguinte forma:

Na sexta-feira às 15h entrarei em contato com você por telefone para darmos andamento em nossa negociação.

Até lá, se precisar, não hesite em me acionar. Estarei à disposição.

Um abraço!

Agora o seu cliente já sabe que até sexta-feira às 15h ele precisa te dar um parecer sobre a resposta e acelerar a sua análise do orçamento.

E aí, entendeu como escrever um e-mail de orçamento? Que tal compartilhar nossas dicas com seus colegas nas redes? Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

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