Negócios e Política

Quantas casas no Brasil não possuem saneamento básico?

O saneamento básico diz respeito à infraestrutura que é fornecida ao local que permite seu pleno funcionamento. Por exemplo, esgotamento sanitário, abastecimento de água, manejo de resíduos sólidos e limpeza urbana. Ou seja, ele impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas e também no desenvolvimento do país.

Quem tem saneamento básico não imagina como seja viver sem ele. Entretanto, a população brasileira está ainda muito atrasada nessa questão. Por isso, é preciso entender mais sobre ele, conscientizar-nos de sua importância e entender o que é feito para sua implantação.

Continue acompanhando este artigo para entender mais sobre o tema!

O que é o saneamento básico

O Brasil possui um Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB) que define o saneamento não apenas como rede de esgoto e água, como muitos podem pensar, mas como:

“Abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, coleta de lixo e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.”

Este plano engloba um período de 20 anos e foi escrito em 2013, ou seja, sua validade é até 2033.

Ne consta a Análise Situacional do déficit do saneamento básico e também os detalhes sobre investimentos e programas do governo para sua implantação. Ou seja, ele faz uma avaliação das políticas públicas e de como elas estão sendo aplicadas, determinando estratégias para que o saneamento básico seja possível a todos.

Saiba quantas são as casas com saneamento básico no Brasil

Em dados colhidos em pesquisa que foi realziada no ano de 2019, o saneamento básico compreende os serviços para apenas 40%¨da população brasileira. Mas não é só isso, naquele ano, havia cerca de 35 milhões de pessoas que não tinham acesso à água tratada.

A maior parte do saneamento básico se apresenta em cidades grandes e mesmo assim, apenas 90 das 100 maiores cidades brasileiras tem abastecimento com água tratada. Ou seja, mesmo onde há o saneamento básico, ele não está presente em todos os lugares.

Há, sim, um crescimento para levá-lo a mais pessoas, entretanto, ele é lento e os investimentos com relação a isso ainda fogem às cidades pequenas, se concentrando naquelas maiores.

Como o manejo dos resíduos sólidos colabora para o saneamento básico

O manejo, ou também conhecido gerenciamento de resíduos sólidos, compreende todos aqueles procedimentos cuja implantação reduz a produção de resíduos. Dessa forma, a partir dele acontece a cole ados resíduos, o seu correto armazenamento e o seu direcionamento para locais apropriados, que fazem o seu descarte.

No Brasil, esse manejo, que faz parte do saneamento básico, se dá seguindo as regras descritas no Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Portanto, sua realização é legalizada. Isso significa que não pode ser feito fora da lei porque há para isso penalizações.

Através do descarte correto de dejetos e resíduos sólidos, é possível garantir melhor qualidade de vida à população. Isso porque, quando dentro da lei, ele preserva a natureza e reduz a poluição. Além disso, também se reduz a contaminação de águas, fauna e flora. Portanto, ele colabora para a sustentabilidade e também para evitar que doenças se espalhem por aí.

Empresas especializadas que realizam o manejo de resíduos sólidos

Existem empresas especializadas, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, que fazem o procedimento correto nas casas para remover delas os resíduos sólidos. Além disso, o descarte feito por essas empresas sempre acontece dentro da lei.

Portanto, ao contratar uma empresa especialista, você não apenas está garantindo o devido cumprimento da lei, como também está colaborando para a preservação da natureza.

Dessa forma, remoção de dejetos como limpeza de fossa, de caixa de esgoto ou de caixa de gordura, deve ser feita por quem sabe o que faz!

Direto da Redação | Revista Semanal Curitiba
Revista semanal e Portal de notícias e conteúdo online para seu entretenimento e consumo semanal de notícias e conteúdos separados exclusivamente para você, nosso leitor predileto.
https://revistasemanal.curitiba.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *