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6 melhores técnicas de vendas online para fechar mais negócios

As técnicas de vendas online são meios de convencer pessoas a tomarem decisões e realizarem ações praticamente sem contato humano. Esses métodos costumam guiar possíveis clientes por jornadas que os conscientizam sobre seu problema, apresentam soluções e, por fim, mostram os benefícios de um produto ou serviço.

É um assunto bastante interessante e, de certa forma, complexo, certo? Por isso, reunimos algumas técnicas de abordagem e dicas de vendas para iniciantes neste artigo. Confira!

O que são técnicas de vendas online?

As técnicas de vendas online são totalmente distintas daquelas tradicionais que os vendedores costumam utilizar para fechar negócios. Elas estão mais relacionadas ao marketing digital, uma vez que esse conjunto de estratégias possui a geração de receita por canais online como um dos principais focos.

Mas há um ponto em comum ao modelo de vendas tradicional: os consumidores são o pilar de tudo. Por isso, é preciso entendê-los da melhor maneira possível, conhecendo suas dores, seus comportamentos e suas expectativas.

Esse é o pilar central para chamar a atenção de possíveis clientes e incentivá-los a adquirir seu produto ou serviço. 

6 melhores técnicas de vendas online

Conheça a seguir as seis melhores técnicas de vendas online para fechar mais negócios:

  • Entenda seu mercado e seu público-alvo
  • Construa um posicionamento claro
  • Elabore uma estratégia de marketing de conteúdo
  • Trabalhe SEO, mídia paga e redes sociais
  • Busque maneiras de segmentar e personalizar
  • Utilize técnicas de persuasão

1. Entenda seu mercado e seu público-alvo

Como já dissemos, entender profundamente o perfil dos possíveis consumidores da sua solução não é opcional, é um requisito indispensável. Além disso, conhecer o mercado no qual se está inserido é outra questão de extrema relevância.

A partir da junção dessas informações, pode-se montar estratégias assertivas para atrair a atenção dos possíveis consumidores. Afinal, você saberá como conectar os benefícios da sua solução às dores das pessoas e se diferenciar dos concorrentes do mercado.

Mas como descobrir essas informações? Basicamente, com muita pesquisa! Para conhecer os clientes a fundo é preciso conversar com eles. Ou seja, procurar pessoas no perfil adequado e chamá-las para uma espécie de entrevista. Já para conhecer o mercado é uma questão mais manual de pesquisa pela internet.

2. Construa um posicionamento claro

Ao conhecer os pontos comentados no tópico anterior, também é possível construir um posicionamento claro e assertivo. O que isso significa? De maneira simplificada, diz respeito à forma como a marca se expressa para as pessoas e busca diferenciar sua solução.

Conhecendo o mercado e o público-alvo a fundo, fica mais simples explorar os benefícios do seu produto ou serviço de uma maneira que supra as necessidades das pessoas e, ao mesmo tempo, diferencie-se dos concorrentes.

Importante destacar que o posicionamento deve focar em explicar às pessoas o que elas conseguem fazer com seu produto. Isso é muito diferente de dizer o que seu produto pode fazer. E qual a relevância disso? Ninguém liga para o produto em si, as pessoas se preocupam se ele resolve algum problema enfrentado por elas.

3. Elabore uma estratégia de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das técnicas de vendas online mais utilizadas, seja por pessoas jurídicas ou físicas. O motivo é simples: conteúdos de qualidade entregam valor, criam autoridade no mercado e atraem a atenção das pessoas sem ser intrusivo.

Em geral, não é uma estratégia que dará resultados da noite para o dia. Ela precisa ser bem trabalhada por um tempo considerável. Contudo, com consistência e qualidade, é possível se tornar uma referência no seu ramo de atuação e, de maneira sutil, convencer as pessoas a adquirirem sua solução.

Para elaborar esse tipo de estratégia também é necessário utilizar as informações sobre os consumidores e o mercado. Esses conhecimentos possibilitam elaborar um calendário de conteúdos que realmente interessa o seu público-alvo.

4. Trabalhe SEO, mídia paga e redes sociais

De nada adianta produzir conteúdos de qualidade se eles não chegarem às pessoas, não é mesmo? Por isso, é importante criar uma estratégia de distribuição desses conteúdos por diferentes canais.

Sendo assim, destacamos a importância de três meios: SEO, mídia paga e redes sociais. SEO, de maneira simplificada, consiste em produzir textos otimizados de acordo com as boas práticas do Google para aparecer nas primeiras páginas das pesquisas. Essa é uma estratégia de longo prazo, visto que os conteúdos costumam levar meses para chegar à primeira página.

Já a mídia paga consiste em investir dinheiro em anúncios, seja no Google ou em redes sociais. Essa é uma maneira de conseguir resultados a curto prazo, porém, é preciso cuidado para não investir desenfreadamente.

Por fim, as redes sociais podem servir tanto para potencializar o número de visitas em textos criados para o seu blog com foco em SEO quanto para distribuir conteúdos direcionados a esse canal de forma orgânica.

5. Busque maneiras de segmentar e personalizar

A segmentação e personalização são ótimas técnicas de vendas online para qualquer situação. Afinal, todo mundo gosta de receber conteúdos e contatos que foram pensados especificamente para você, certo?

Essa é uma técnica muito útil como complemento às estratégias de marketing de conteúdo. Nesse caso, a segmentação e a personalização podem ser usadas para continuar a conversa com pessoas que baixaram materiais “fechados”. Com essa conversa humanizada e personalizada, é possível, aos poucos, educar a pessoa sobre o problema e o seu produto.

6. Utilize técnicas de persuasão

Existem alguns princípios da persuasão que podem ser ótimos recursos para as técnicas de vendas online, pois contribuem para que as pessoas tomem uma ação ou tenham mais confiança no seu produto ou marca.

A seguir, explicamos brevemente alguns princípios da persuasão descritos pelo professor de psicologia Robert Cialdini em seu livro “As Armas da Persuasão”:

  • Reciprocidade: as pessoas se sentem inclinadas a retribuir de alguma maneira quando recebem algo de valor. Um exemplo são os conteúdos “fechados” que comentamos, as pessoas oferecem seus dados para acessar um material relevante;
  • Prova social: basicamente, consiste em depoimentos e avaliações de pessoas que já tiveram contato com a solução. Isso passa mais credibilidade sobre a qualidade;
  • Autoridade: quando uma pessoa conhecida ou autoridade na área diz para fazer algo, o público é mais propenso a realizar a ação citada. Um exemplo clássico é a parceria de marcas com influenciadores;
  • Escassez: as pessoas tendem a querer aquilo que está escasso. Quando algo está perto de acabar, elas são estimuladas a tomar uma decisão o quanto antes. Isso é muito utilizado por lojas online quando os produtos estão perto de esgotar.

Este artigo foi escrito pela Zendesk, empresa responsável pela criação de softwares de suporte, vendas e engajamento que têm o objetivo de melhorar o relacionamento de empresas com seus clientes.

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