Negócios e Política

Marketing para e-commerce: 5 estratégias que geram resultados

Procurando estratégias eficazes de marketing para e-commerce? Reunimos aqui uma lista com 5 estratégias de marketing para sua loja virtual que vão auxiliar no fortalecimento da sua marca.

Com a pandemia, as vendas na internet bateram um crescimento de 27%, chegando a R$161 bi em 2021. Ao que tudo indica, a tendência é que esse aumento siga durante 2022. Portanto, podemos dizer que o e-commerce está mais consolidado que nunca.

Apesar do crescimento ser algo positivo, com ele há também o aumento da concorrência. Por isso, o marketing se mostra como uma ferramenta essencial para explorar o território do e-commerce e conquistar ainda mais seu próprio espaço.

Por isso hoje, falaremos sobre estratégias de marketing para e-commerce. Com 5 alternativas para você conhecer, estudar e colocar em prática no seu negócio.

Estratégias de Marketing para e-commerce

Agora, vamos listar as estratégias de marketing para e-commerce que você precisa conhecer e aplicar no seu empreendimento. Todas são ferramentas que vão auxiliar muito a melhorar a sua presença digital. São elas:

  • SEO
  • Marketing de conteúdo
  • Ads
  • Redes sociais
  • Análise de dados

Falamos com mais detalhes de cada uma das ações de marketing no e-commerce  logo abaixo, além de dar dicas práticas para você compreender como utilizar no seu caso.

1. SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization (otimização para os mecanismos de busca). Em outras palavras, são ações e estratégias que irão posicionar o seu site ou a sua loja nas primeiras posições em pesquisas feitas, majoritariamente, no Google. Tudo isso organicamente.

Estar bem ranqueado significa que será visto por um grande número de potenciais clientes. Para isso ser algo realmente positivo, é importante que sua estratégia esteja bem amarrada, já com uma persona definida e branding da marca alinhado.

Existem diversas formas de colocar o SEO em prática, sendo necessário estar sempre acompanhando as atualizações do Google e demais mecanismos. É sobre compreender o algoritmo e saber como jogar seguindo suas regras.

Alguns exemplos de ações que você pode implementar são:

  • site responsivo,
  • criação de conteúdo com palavras-chave,
  • links otimizados,
  • descrições otimizadas,
  • baixo tempo de carregamento das páginas,
  • link building para se mostrar referência.

Tudo isso auxilia no crescimento orgânico. Só é válido dizer que os resultados do SEO chegam com 6 meses a 1 ano de trabalho.

Receba mais dicas de especialistas no vídeo abaixo.

2. Marketing de conteúdo

A segunda estratégia de marketing para e-commerce é o de conteúdo. É o caminho por onde o seu foco é em criar um conteúdo rico e embasado, que seja prático e converse com a persona.

Dessa forma você responde as dúvidas e questões do seu público, se posiciona como autoridade no assunto e consegue atrair mais clientes.

Além de também estreitar os laços com os mesmos, visto que é uma forma de criar uma relação.

Para o marketing de conteúdo ser assertivo é necessário compreender sobre a jornada de compra e o funil de marketing. 

Ter um objetivo nítido em mente para, então, planejar quais conteúdos serão feitos, onde serão publicados e como serão divulgados.

Por exemplo: sua loja é nova e você precisa aumentar o seu alcance, então você pode falar de assuntos mais gerais e informativos sobre o seu nicho. 

Não é para ter foco em conversão, mas sim informar com conteúdo de qualidade para que chegue em mais pessoas. Assim elas irão conhecer a nova loja e já começar a associá-la ao seu nicho. Primeiro gerando confiabilidade, para depois captar o lead.

Esse é só um exemplo rápido para ilustrar essa lógica de marketing para e-commerce. Existem variados cenários e caminhos para se tomar, sendo um meio amplo.

3. Ads

São os anúncios e mídias pagas. Essa é uma estratégia bastante eficaz, mas é importante ter a persona muito bem definida para segmentar de forma realmente estratégica.

O ponto alto do ads é o seu baixo investimento para ter um bom retorno. Você pode fazer anúncios em diversos casos:

  • para divulgar landing page,
  • promoções pontuais,
  • anúncio de nova coleção,
  • remarketing,
  • apresentar sua empresa.

Além disso, são diversos canais nos quais é possível criar anúncios como:

  • Google Ads,
  • Google Shopping,
  • YouTube Ads,
  • Instagram Ads,
  • Facebook Ads,
  • Twitter Ads.

4. Redes sociais

As redes sociais são grandes aliadas para praticamente todo e-commerce. 

Afinal, é legal que a sua presença esteja no mesmo local em que seu público estiver. Então, se a sua persona está no Instagram, ter um perfil lá é um modo de chegar nela.

Só que é preciso associar ao marketing de conteúdo e criar materiais que sejam realmente relevantes. Caso contrário, fica mais difícil atrair o público que deseja alcançar e torná-los seu seguidor.

Os anúncios também formam um combo interessante junto com as redes sociais. Assim você consegue alcançar mais pessoas ou gerar mais engajamento, sendo bastante positivo.

Por fim, associar sua marca com influencers ou microinfluencers que possuem uma personalidade afim com o seu negócio, é interessante. Lembre só de analisar o público que o ou a influenciadora alcança, para ver se está de acordo com seu público-alvo.

Nesses casos, criar link rastreável é uma ótima forma para acompanhar e ter métricas. Dessa maneira tem como acompanhar os resultados da campanha com influencer.

5. Análise de dados

Para fechar nossa lista, para que o marketing para e-commerce seja realmente eficaz, é necessário ter uma análise de dados. Apenas assim você acompanha o andamento das ações digitais que estiver tomando, vendo seus números e os interpretando.

Para isso, configure o Google Analytics no seu site e blog. Assim você tem acesso aos números e consegue começar a analisar, descobrindo o que está bom e o que precisa melhorar.

Com esse combinado de ações de marketing para e-commerce você estará bem acompanhado na busca por novos e fiés clientes. Lembre-se sempre de ser relevante para o seu público. Boas vendas!  
Este artigo foi escrito pela Apps Ecommerce, desenvolvedora de aplicativos para Shopify como Parcelamento Installments, Boleto Recovery e Shoplinks.

Direto da Redação | Revista Semanal Curitiba
Revista semanal e Portal de notícias e conteúdo online para seu entretenimento e consumo semanal de notícias e conteúdos separados exclusivamente para você, nosso leitor predileto.
https://revistasemanal.curitiba.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *