Negócios e Política

6 dicas para montar um bom treinamento empresarial

Um treinamento empresarial é uma via de mão dupla: promove o aprimoramento do colaborador ao mesmo tempo que contribui para a evolução da empresa. 

Dessa forma, é fundamental para toda organização que pretenda se manter relevante estar atenta a segmentos de sua atuação que possam ser melhorados. 

Além disso, para realizar um bom treinamento empresarial, é importante prestar atenção às necessidades de seus funcionários, uma vez que eles têm suas prioridades e preferências.

De acordo com pesquisa realizada pela Statista sobre treinamentos no local de trabalho, a maioria dos entrevistados, pelo menos 53% deles, respondeu que prefere que a capacitação esteja relacionada à sua função (seja em habilidades hard ou soft) e que os ajudem a serem promovidos.

Seja qual for o tipo de treinamento empresarial que se pretenda aplicar, estas dicas que apresentaremos neste artigo irão auxiliá-lo a planejar e realizar uma boa capacitação para seus colaboradores.

Mas, antes, comecemos pelos fundamentos do que é um treinamento empresarial. 

O que é treinamento empresarial e para que serve?

O treinamento empresarial é o processo de capacitação dos funcionários por meio de um sistema de atividades que os educam a partir de várias formas de programas de aprendizagem. 

Um bom treinamento contribui para melhorar a eficiência dos colaboradores, aumentando sua produtividade e oferecendo mais valor ao cliente como resultado. 

Dessa forma, atua como um catalisador para o sucesso dos funcionários, o que, por sua vez, significa o sucesso do seu negócio como um todo.

Além disso, oferecer treinamento empresarial pode ser um atrativo para os seus funcionários, uma vez que muitos o consideram como uma parte essencial integrante de suas vidas profissionais. 

De acordo com uma pesquisa do LinkedIn, 94% dos funcionários responderam que permaneceriam na empresa se ela investisse em suas necessidades de aprendizagem.

Assim, ao oferecer cursos de capacitação a seus funcionários, você estará não só investindo no aprimoramento do seu negócio, mas também motivando a permanência de talentos do seu quadro de recursos humanos. 

Como promover um bom treinamento empresarial?

Um processo de treinamento eficaz funciona quando é baseado em feedback recente e experiências de funcionários que destacam as necessidades da equipe – e quando ele está focado em conectar-se com as metas gerais de negócios.

Com a pandemia da Covid-19 e o mundo adaptado à realidade de distanciamento social, o treinamento empresarial online pode ser uma alternativa para continuar promovendo a capacitação de seus funcionários sem expô-los ao risco de contágio da doença. 

Além disso, há diversas vantagens do treinamento online, como a possibilidade de oferecer um mesmo workshop a muito mais funcionários de uma só vez, visto que, na modalidade remota, não há limitação de espaço físico.

Caso opte por essa modalidade, há disponível online uma variedade de ferramentas para o treinamento empresarial, como o aplicativo Zoom,  Hangouts e até mesmo o Whatsapp. 

Você também pode contratar empresas de treinamento corporativo para preparar e ministrar a capacitação dos seus funcionários para você. 

Sem mais delongas, vamos às dicas:

  1. Avalie as necessidades de treinamento

A primeira etapa no desenvolvimento de um programa de treinamento empresarial é identificar e avaliar as necessidades, descobrindo o que a empresa e sua equipe precisam.

As necessidades de treinamento dos funcionários já podem estar estabelecidas nos planos estratégicos, de recursos humanos ou de desenvolvimento individual da organização. 

No entanto, se você estiver construindo o programa de treinamento do zero (sem objetivos predeterminados), você precisará avaliar em quais áreas se concentrar. Uma auditoria de treinamento pode ajudar nisso.

  1. Considere os princípios de aprendizagem de adultos

Os adultos aprendem de maneira diferente das crianças, por isso faz sentido que seu programa de treinamento permita que eles aprendam de uma forma que os envolva e entusiasme. 

A aprendizagem de adultos é autodirigida e suas escolhas são relevantes para seus objetivos de aprendizagem. 

Também é voltado para metas, por isso é importante alinhar o aprendizado com os objetivos que você deseja atingir em sua empresa e com os próprios objetivos de desenvolvimento pessoal de cada funcionário.

  1. Defina os objetivos de aprendizagem

O processo de avaliação das necessidades de treinamento identificará quaisquer lacunas nos processos atuais e no conjunto de habilidades dos funcionários. 

Essas lacunas devem ser analisadas, priorizadas e transformadas nos objetivos de aprendizagem do treinamento da organização. 

Dessa forma, esses objetivos devem definir o que o funcionário aprenderá individualmente e será capaz de fazer no final do treinamento que antes eles não conseguiam fazer. 

Defina etapas mensuráveis ​​nas quais os funcionários trabalharão para atingir uma meta geral de aprendizagem.

Em última instância, o objetivo final é preencher a lacuna entre o desempenho/conhecimento atual e o desejado, por meio do desenvolvimento de um programa de treinamento que tenha como base os objetivos de negócios. 

Metas  bem definidas e específicas conferem estrutura ao treinamento e também ajudam a projetar os módulos de aprendizagem em torno deles.

  1. Crie um plano de ação 

Crie um plano de ação abrangente que inclua teorias de aprendizagem, design instrucional, conteúdo, materiais e outros elementos de treinamento. 

Recursos e métodos de entrega de treinamento também devem ser detalhados. 

Durante o desenvolvimento do programa, o nível de treinamento e os estilos de aprendizagem dos participantes são outros aspectos que precisam ser considerados. 

Dependendo do que você deseja ensinar a eles, você pode pedir a um funcionário que está há mais tempo na empresa e que seja especialista em uma área específica para ensiná-los. Em outros casos, pode ser melhor contratar um especialista para ministrar o treinamento.

Você também precisará separar seu treinamento nas chamadas habilidades soft e hard

As habilidades soft abrangem temas como diversidade, assédio, atendimento ao cliente, admissão de novos funcionários, enquanto as habilidades hard tendem a abranger habilidades específicas do trabalho, como a utilização de softwares para a realização de determinadas atividades.

Muitas empresas testam suas iniciativas de treinamento e reúnem feedback para fazer ajustes que venham a ser necessários antes de lançar o programa em toda a empresa.

  1. Acompanhe o progresso do funcionário 

A fase de implementação é onde o programa de treinamento ganha vida. As organizações precisam decidir se o treinamento será ministrado internamente ou coordenado externamente.

A implementação do programa deve considerar o envolvimento do funcionário e as metas de aprendizado, bem como o planejamento completo da programação das atividades de treinamento e quaisquer recursos relacionados (instalações, equipamentos, materiais didáticos, etc.). 

O programa de treinamento é então oficialmente lançado, promovido e conduzido. Durante o processo , o progresso do participante deve ser monitorado para garantir que o programa seja eficaz.

Você pode usar uma planilha para controlar quem concluiu o treinamento e quando. Sugere-se designar alguém interno como coordenador de treinamento para gerenciar o processo para você.

  1. Avalie e revise o treinamento

O programa de treinamento deve ser continuamente monitorado. 

É importante revisar seu programa de treinamento em intervalos regulares para se certificar de que ele está funcionando corretamente, que está sendo concluído e que é eficaz. 

Receber feedback regular dos funcionários pode lhe dar uma boa ideia nesta avaliação do desempenho do treinamento e como está sendo recebido.

O feedback deve ser obtido de todas as partes interessadas para determinar a eficácia do programa e do instrutor, além da aquisição de conhecimento ou habilidade. 

A análise desse feedback juntamente com uma avaliação de desempenho do funcionário permitirá que a organização identifique quaisquer pontos fracos no programa e construa uma estratégia de gerenciamento da experiência do funcionário mais robusta. 

Nesse ponto, você deve medir os resultados do treinamento. O programa de treinamento ou plano de ação pode ser revisado ou reavaliado se os objetivos ou expectativas não estiverem sendo atendidos.

Agora que você já sabe como montar um bom treinamento empresarial, que tal colocar o conhecimento adquirido neste artigo em prática? Você também pode contratar uma consultoria em treinamentos corporativos, se preferir. 

Este artigo foi escrito pela OHub, plataforma que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.

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