torneio de beach tennis com o tema menopausa reúne centenas de mulheres nas areias de Santos
Beleza e Saúde Esporte e Lazer

Esporte e informação: torneio de beach tennis com o tema menopausa reúne centenas de mulheres nas areias de Santos

Após pesquisa revelar que 7 em cada 10 pessoas acreditam que este é um tema tabu, Essity realiza evento Menos Pausa – a menopausa não vai te parar

Uma em cada cinco mulheres já passou por algum tipo de constrangimento em público por causa dos sintomas da menopausa, é o que aponta o 1º estudo sobre menopausa e suas etapas realizado pela Essity, líder global em higiene e saúde.
Realizado com cerca de 2 mil pessoas, o estudo mostra que para 69% dos entrevistados a menopausa é um tema tabu, com muitos preconceitos relacionados à fertilidade, sexualidade e envelhecimento. Embora seja uma etapa natural da vida, segue estando associada com pessoas velhas, revelando ainda alguns constrangimentos em falar sobre o assunto: 55% dos entrevistados que não gostam de falar sobre a “deterioração” do seu corpo e apenas 30% falam ativamente sobre o tema. Esse é um dado alarmante pois, até 2025, espera-se que mais de um bilhão de mulheres vivenciem uma das fases associadas a essa etapa.
No último sábado (29), aconteceu, nas areias de Santos, um evento intitulado “Menos pausa – a menopausa não vai te parar” , que contou com yoga, clínica e torneio de beach tennis, além de um espaço de relaxamento e plantão de dúvidas com a ginecologista Juliana Stivaletti, e reuniu atletas, praticantes da modalidade, influenciadores e a população local, para mostrar que as pessoas que enfrentam essa etapa da vida são ativas e enérgicas para disputar um torneio de beach tennis, como o realizado no último dia 29.
“Sabemos que a expectativa de vida das mulheres aumentou para 80 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Expectativa essa, maior que a dos homens, que é de 73 anos. Ou seja, as mulheres passarão quase um terço de suas vidas no climatério e menopausa. Durante todo esse período, certamente, elas estarão ativas, trabalhando, aproveitando a vida em família, em um relacionamento etc. Então, é necessário que elas vivam melhor, com mais qualidade de vida e menos doenças. Ações como essa, promovida pela Essity, nos permitem mudar o olhar sobre a menopausa, que deve deixar de ser vista como um tabu ou medo, e de que a vida dessas pessoas está próxima de acabar, e colocar a mulher nesse lugar ativo e produtivo, vivendo de uma forma muito mais saudável e leve do que as mulheres de antigamente”, afirma a Dra. Juliana Stivaletti.
Em parceria com a Associação Santista de Beach Tennis, a ação arrecadou centenas de latas de leite em pó e diversos itens de higiene pessoal das marcas de seu portfólio Issviva, Libresse e TENA para o Fundo Social de Solidariedade da cidade.
“O estudo sobre menopausa realizado por nós, da Essity, mostrou o tanto de desinformação que ainda existe. Isso nos fez refletir que temos um papel fundamental na sociedade e que devemos conscientizar, além de impulsionar conversas positivas em torno do tema, garantindo que o maior número de pessoas tenha qualidade de vida livre, de qualquer estigma. Sabemos que nossas ações já chegaram a impactar mais de 30 milhões de pessoas. A ideia de realizar um evento, com uma série de atividades físicas, vai ao encontro de mostrar que a menopausa é uma etapa natural na vida e que não precisa ser um fator limitante.”, completa Palmira Camargo, VP Corporate Communications Consumer Goods America, da Essity.

Direto da Redação | Revista Semanal Curitiba
Revista semanal e Portal de notícias e conteúdo online para seu entretenimento e consumo semanal de notícias e conteúdos separados exclusivamente para você, nosso leitor predileto.
https://revistasemanal.curitiba.br