Inclusão e estímulo através do lúdico traz benefícios para todas as fases de aprendizagem
É muito comum que alguns alunos apresentem dificuldade de aprendizagem na matemática, e isso pode acabar desmotivando a criança. Mas, é possível trabalhar esses bloqueios com inclusão e estímulo através do lúdico.
O professor Cesar de Oliveira Guimarães, Diretor da MMP Materiais Pedagógicos, responde as principais dúvidas e compartilha dicas para incentivar a criança a gostar de matemática.
Confira:
– Como fazer para que os alunos gostem da aula de matemática?
Antes de mais nada, porque estimular os alunos ou filhos? É importante isso porque não é a matemática sem propósito, mas sim uma forma concreta de mudar o destino e a autoestima do aluno. A motivação é fazê-lo se sentir capaz de resolver os problemas e desafios que a matemática propõe e da mesma forma os problemas da vida. Quem sabe mais matemática, além de mais autoconfiante tem facilidade em todas as demais áreas da vida, por isso é importante.
– Como ensinar matemática através do lúdico na Educação Infantil? Como trabalhar a matemática de forma lúdica?
A melhor forma de estimular é com materiais manipulativos e jogos. É incrível quando o aluno consegue representar no material concreto as questões abstratas, olhar para o desafio de forma diferente e achar mais de uma solução para um problema que ele não tinha entendido direito até então.
A frase que eu gosto é: Transformar o difícil em ridiculamente fácil, isso sem perder qualidade e profundidade no conteúdo.
Os materiais concretos são ótimos para isso, para todas as fases, não apenas para educação infantil. Você já percebeu que até as reportagens usam gráficos e elementos representativos para explicar melhor? O material concreto é a mesma coisa, ele traz elementos concretos para ilustrar o que estava abstrato.
– Como a matemática está presente no nosso dia a dia?
A matemática está muito presente no nosso dia a dia, sim, veja que se você for cozinhar vai ter que colocar os ingredientes nas medidas, se for fazer o dobro da receita, ou uma receita e meia, por exemplo, vai ter que saber bastante sobre tabuada e frações, por exemplo. Se for reformar a casa, se for organizar os gastos financeiros, organizar as atividades nas 24 horas do dia, enfim, você usa mais matemática do que percebe no seu dia a dia!
– Quais as contribuições da matemática para o desenvolvimento infantil?
Quem consegue resolver os problemas de matemática tem mais facilidade para tudo na vida, então, certamente que conhecer matemática ajuda de muito no desenvolvimento infantil.
– Como deixar a matemática mais divertida?
Os jogos são muito bons também, quando o aluno se envolve, ele perde a vergonha e “se joga”, fazendo um momento super divertido.
Eu tenho um jogo chamado “Jogando com as 4 operações” que diverte até os adultos, te faz pensar de forma diferente e estimula bastante.
Cuidado, viu, é viciante até pra quem não gostava muito de matemática!
Fonte: