Algo que todas as pessoas têm de conhecer é como desentupir um vaso com desentupidor, considerando que ter uma privada entupida é algo que pode ocorrer a qualquer momento e com todo mundo.
Não importa se é privada do trabalho, se é uma viagem ou se é a de casa: entender como desentupir o vaso com desentupidor é fundamental porque é isso que vai evitar que se tenha um episódio pior de vazamento.
A verdade é que é bem fácil aprender como desentupir o vaso com desentupidor, sobretudo porque os desentupidores hoje em dia estão muito mais anatômicos.
Diversas pessoas tentam primeiro o desentupidor em vez de ir direto buscar o contato de uma desentupidora de vaso. Por isso, a seguir estão as principais explicações para que esse utensílio possa ser usado de forma segura.
Para aprender como desentupir o vaso com desentupidor não é preciso grandes treinos
O uso do desentupidor é uma coisa bem descomplicada e as pessoas conseguem fazer isso logo na primeira vez, desde que prestem atenção em algumas coisas.
A primeira é que o desentupidor precisa estar com a sua borda totalmente encostada nas paredes da privada, sem que haja entrada de ar. É dessa maneira que é criado o vácuo indispensável para que o desentupimento aconteça.
Além de as bordas do desentupidor ficarem bem coladas à parede da privada, é fundamental que se empurre esse desentupidor para baixo por meio do seu cabo, sendo preciso fazer isso algumas vezes a fim de que ocorra a devida pressão.
É válido dizer que não adianta aprender como desentupir o vaso com desentupidor se este não estiver em bom estado. Caso a sua parte de borracha esteja deformada, por exemplo, não será possível formar o vácuo necessário.
Sendo assim, conforme passa o tempo, é indicado que se faça a substituição desse desentupidor, garantindo que ele tenha mesmo as devidas condições de desobstruir qualquer privada.
Proteção para o chão é recomendável
Além de aprender como manusear o desentupidor, é interessante que as pessoas entendam que ele pode fazer com que água vá para fora do vaso e, muitas vezes, água que não está limpa.
Pensando nisso, é indicado que se use um papelão grosso ou, preferencialmente, que se coloque panos de chão em torno do vaso sanitário. Com isso, a água que possa estar suja com os detritos não vai contaminar o chão.
Luvas também ajudam a impedir maiores sujeiras quando se fala em desentupir vaso
Não é apenas com a contaminação do chão que as pessoas precisam tomar cuidado quando estão tentando desentupir uma privada.
Na verdade, ao aprender como desentupir vasos com desentupidor, essas pessoas também devem usar luvas, aquelas especiais para limpeza, sendo de plástico mais grosso.
O ideal, inclusive, é que essas luvas cheguem até metade do braço, permitindo que se possa mexer na privada com mais liberdade e sem o risco de se sujar.
Vale dizer que, após o vaso está desentupido, é preciso jogar essa luva fora, não se recomendando a sua reutilização.
O que fazer para que o vaso não se entupa?
Não há dúvida de que aprender como desentupir vasos com desentupidor é fundamental em todas as casas, mas o ideal mesmo é que não seja preciso usar esse utensílio.
A verdade é que, mesmo que os detritos também possam entupir a privada, o mais comum é que ela fique entupida devido a absorventes jogados no vaso, além de papéis e até de bitucas de cigarro.
Sendo assim, é claro que a primeira providência para que não se tenha o vaso sanitário entupido constantemente é não descartar essas coisas ali.
Por que uma desentupidora de vaso é uma boa ideia?
Não é raro que as pessoas saibam como desentupir vasos com desentupidor, mas que isso não gere resultado. Normalmente, isso acontece porque o problema não é apenas na privada, mas sim mais a fundo no encanamento.
Outra razão para não ser possível desentupir usando o desentupidor é que os detritos estejam consolidados e tampando por completo o cano.
Se isso estiver acontecendo, apenas uma desentupidora de vasos, com tecnologia apropriada, é que poderá resolver a questão e desobstruir a privada.