Tech

A importância dos semicondutores

Você já ouviu falar sobre a importância dos semicondutores? São materiais utilizados em abundância na indústria, conseguindo alcançar ótimos resultados em determinadas áreas. 

Apesar de não serem popularmente conhecidos, os semicondutores são extremamente importantes na criação de diversos itens que você consome no seu dia a dia.

No ano de 2021 tivemos um exemplo claro da relevância dos semicondutores no mercado. Montadoras como a GM, Honda e a Volvo acabaram suspendendo sua produção, visto a falta desses materiais. 

O problema também afetava outras empresas de outros setores, como é o caso da Samsung e da Sony.

O que pode ter causado essa “carência” de semicondutores é a crise que aconteceu no ano de 2020, quando a economia passou a mudar a produção de veículos foi mais lenta. 

Com a produção mais lenta, havia uma menor necessidade dos semicondutores, quando ela voltou, havia menos itens para serem negociados.

Por esse motivo vamos falar um pouco mais sobre a importância dos semicondutores dentro das empresas e como ele conseguiu desestabilizar tanto o mercado.

O que é um semicondutor?

Antes de saber a importância dos semicondutores é interessante saber o que é de fato. Basicamente, são materiais excepcionais capazes de produzir corrente elétrica. Se você não conhece pelo nome, talvez conheça uma de suas funções que está relacionada com a produção de chips. 

Esses conseguem ser utilizados nos mais diferentes aparelhos eletrônicos, como celulares e computadores.

Atualmente, o que deixa ele mais em evidência é seu uso em grande escala no setor automobilístico. Como exemplo, podemos tomar um modelo SUV, de porte médio. 

Nele é possível encontrar 300 chips feitos com base em semicondutor. Essa demanda poderá ficar ainda mais alta com a produção e popularização dos carros elétricos.

Outra tecnologia que chegou com tudo e exigirá mais chips feitos com semicondutores é a 5G. A sua mudança fará com que seja exigido muito materiais semicondutores. 

Essas empresas produtoras estão se preparando a algum tempo para essa grande mudança e exigência do mercado, visto que tanto carros elétricos como a tecnologia 5G irão cobrar bastante!

A importância dos semicondutores

É claro… para ser um semicondutor é necessário um funcionamento diferente dos outros materiais. 

Podemos dizer que, como ponto principal a importância dos semicondutores, esses materiais apresentam a características de não serem nem condutores e nem isolantes de forma efetiva. 

Basta imaginar que em uma situação real é impossível fazer um condutor conduzir menos eletricidade. Eles são feitos para aquela função. No entanto, há sempre materiais a mais que podem ser considerados. 

Entender que eles não conseguem conduzir corrente elétrica é o ideal. Em condições químicas normais isso não é possível. Além disso, esses materiais são tetravalentes, ou seja, possuem 4 camadas de valência, o que torna o elemento menos estável.

Que tipos de semicondutores existem?

Os exemplos mais claros de semicondutores são o silício e o germânio. Você já deve ter ouvido falar deles ou, ao menos, já ouviu falar sobre o “Vale do Silício”, onde esse material é encontrado e administrado. Talvez o maior polo para essa atividade da América.

Como existem diferentes tipos de condução para um condutor, há várias formas de considerar o uso do material. Vamos falar um pouco mais sobre isso durante o texto.

Condutividade elétrica

Essa é a capacidade que os materiais possuem de gerar uma corrente elétrica ao longo de sua extensão. Ela depende, em suma, da capacidade do material de ter uma estrutura molecular propensa a isso. 

Então, os maiores condutores elétricos possuem uma estrutura em que os elétrons se organizam de maneira mais frágil no núcleo. 

Isso muda bastante quando falamos dos semicondutores, que apresentam uma condutividade única que acaba variando com as condições da natureza ou também com o estado elétrico em que se encontra.

Com relação a esses fatores podemos tomar como verdade que alguns processos podem modificar a condutividade desse material. 

Geralmente são ensaios feitos em laboratórios, mas a maioria já consegue ser utilizada dentro da indústria. Processos como o de variação de temperatura do material ou o de dopagem são muito famosos.

Também existe o processo de impureza, que faz mudanças na concentração de portadores de carga na estrutura do semicondutor, mudando suas propriedades elétricas com facilidade.

Como utilizar um semicondutor

A gente aprende sobre eles nas aulas de física, mas sua aplicação é bastante restrita a algumas áreas. Sabemos que os semicondutores estão presentes nos meios tecnológicos, mas também nos automóveis. No entanto, qual é a real função dele?

Como esses materiais são mais sensíveis a condições ambientais. O silício e o germânio são os únicos utilizados na indústria e no mundo como um todo. O silício, por exemplo, aparece como uma opção tecnológica para a criação de diversos chips.

É graças a sua condutividade “bem medida” que é fácil encontrar soluções para diversos problemas da eletricidade. Assim é possível criar vários itens, como carros, LEDs e até mesmo microprocessadores!

Mercado automobilístico 2019 e 2020

Veja bem, o início da pandemia foi extremamente prejudicial para esse setor. Basta pensar que nesse momento eles estavam totalmente imersos em certas atividades e tiveram que parar. A produção parou e não era mais necessário o uso de semicondutores.

Essa diminuição na produção causou problemas, mas logo em seguida, com a chegada do Home Office, a produção dos semicondutores voltou ao normal. 

Com isso, até mesmo depois da volta da indústria, a produção desses materiais já possuía uma demanda maior e bem mais complexa. Diante disso, ainda havia atrasos na produção. 

Brasil e Semicondutores

O Brasil não é um dos maiores produtores de semicondutores do mundo, mas é também nítido que um país com dimensões continentais, possuiria alguns locais de exploração. Esses pontos acabam chamando atenção de algumas empresas, que vivem aqui no Brasil mesmo sendo estrangeiras.

O setor tecnológico se sobressai! Graças a todas essas mudanças na estrutura real do Brasil, é possível encontrar várias empresas como a Samsung ou até mesmo marcas de carros famosos, como a Volkswagen. 

Então há sim espaço para o setor automobilístico e de tecnologias. A produção de chips a partir do silício ou germânio é real no Brasil!

Direto da Redação | Revista Semanal Curitiba
Revista semanal e Portal de notícias e conteúdo online para seu entretenimento e consumo semanal de notícias e conteúdos separados exclusivamente para você, nosso leitor predileto.
https://revistasemanal.curitiba.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *