Blog

Saiba tudo sobre o curso e carga horária NR 35

O seu trabalho exige a realização de atividades em altura? Para ser um profissional capacitado o curso de NR 35 é fundamental. Ele oferece treinamento para atividades em altura, na intenção de reduzir os riscos aos quais você será exposto. Quer entender melhor e conhecer mais detalhes sobre o curso e carga horária NR 35? Então continue conosco.  Preparamos este artigo para explicar cada detalhe deste treinamento. 

Treinamento de trabalho em altura – curso NR 35

O trabalho em altura oferece muitos riscos que podem prejudicar a saúde ou até mesmo a vida do trabalhador. Para reduzir esses riscos e oferecer mais segurança para quem trabalha em altura, foi criada a nr 35.

A Norma Regulamentadora 35 — Trabalho em Altura foi aprovada pela Portaria 313 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em 2012, e trata sobre todas as medidas de segurança que devem ser tomadas ao realizar atividade em altura.

Antes de qualquer coisa, é importante definir que para ser considerado trabalho em altura, a atividade deve ser realizada em altura superior a 2 metros do nível inferior, apresentando risco de queda.

Para que todos os envolvidos sejam capazes de trabalhar com a segurança necessária, o trabalhador deve realizar um treinamento específico.

O curso de NR 35 apresenta as normas de segurança para o trabalho em altura, desde o seu planejamento e organização. Ele apresenta também os riscos, suas formas de prevenção e conduta de salvamento.

Além disso, o curso NR 35 apresenta os equipamentos de proteção individuais e coletivos necessários e a forma correta de utilizá-los e armazená-los.

Carga horária do curso de NR 35

A carga horária NR 35 deve ter duração mínima de 8 horas. O seu conteúdo deve conter teoria e prática e pode ser realizado online.

O curso de NR 35 deve ser ministrado por um profissional com conhecimento comprovado na área e supervisionado por um profissional qualificado em segurança do trabalho.

Conteúdo programático do curso NR 35

 O conteúdo do curso NR 35 deve abranger, no mínimo, os seguintes assuntos:

  • normas e regulamentos referentes ao trabalho em altura;
  • análise de risco e condições impeditivas;
  • riscos potenciais e medidas preventivas;
  • sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva;
  • seleção, inspeção conservação e limitação de uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs);
  • acidentes típicos dos trabalhos em altura;
  • condutas para situação de emergência.

Validade do curso de NR 35

O curso nr35 tem validade de 2 anos. Esse prazo pode ser antecipado caso ocorra uma das seguintes situações:

  • mudança de procedimentos ou condições de trabalho;
  • evento que indique necessidade de novo treinamento;
  • retorno do trabalhador após período de afastamento superior a 90 dias;
  • mudança de empresa.

Carga horária do curso de NR 35 reciclagem

O curso de NR 35 reciclagem deve ser realizado pelo profissional de trabalho em altura quando sua formação básica estiver vencida (após 2 anos) ou nas situações especiais que já foram indicadas.

Essa reciclagem deverá ter grande parte do conteúdo original, e também as atualizações feitas na norma regulamentadora ao longo do tempo. 

Obrigatoriedade do curso de NR 35

O subitem 35.3.1 da NR 35 afirma que “o empregador deve promover programa para capacitação dos trabalhadores à realização de trabalho em altura.”

Segundo a lei, será considerado capacitado ao trabalho em altura somente o trabalhador que tiver realizado o curso de NR 35 com o respectivo certificado, dentro da validade. O profissional deve ser submetido e aprovado em um treinamento de carga horária mínima de 8 horas, com treinamento teórico e prático reconhecido pelo MEC.

Instrutores do curso de NR 35

A Norma Regulamentadora 35 define que o curso de NR 35 deve ser ministrado apenas por instrutores com proficiência comprovada. Da mesma forma, ele precisa estar sob a responsabilidade de um profissional qualificado em segurança do trabalho.

O Ministério do Trabalho e Emprego especifica que essa proficiência não significa ter formação em um curso específico. O instrutor deve apresentar experiência profissional e conhecimentos amplos, além de ser capaz de ministrar ensinamentos referentes aos tópicos do treinamento.

Curso NR 35 online

O curso de NR 35 também pode ser realizado de forma online. No entanto, existem exigências para que ele seja aprovado pelo MEC. O profissional deve estar atento a isso, antes de realizar a sua inscrição.

Para que o curso de NR 35 online seja válido perante o MEC, ele deve ter o mínimo de 8 horas, ter em sua programação as matérias exigidas e instrutores qualificados.

Além disso, é exigido que o curso ofereça teoria e prática, e que ao menos a parte prática da programação seja ensinada de forma presencial.

Valor do curso NR 35

É função da empresa arcar com todo o valor do curso, sem custos para o profissional. No entanto, muitos profissionais, especialmente os autônomos, buscam o curso por conta própria, para garantir as boas práticas na realização da sua profissão.

Conclusão

Conforme pudemos compreender neste artigo, todos os profissionais que trabalham em altura superior a 2 metros com risco de queda devem realizar o curso e carga horária NR 35 com o mínimo de 8 horas de treinamento teórico e prático.

Essa medida é fundamental para que todos os envolvidos no trabalho em altura sejam capazes de zelar pela sua própria segurança e pela do próximo.

Quer saber mais sobre NR 35? Confira nossos outros artigos!

Direto da Redação | Revista Semanal Curitiba
Revista semanal e Portal de notícias e conteúdo online para seu entretenimento e consumo semanal de notícias e conteúdos separados exclusivamente para você, nosso leitor predileto.
https://revistasemanal.curitiba.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + quinze =