Beleza e Saúde

Estes 7 alimentos são considerados afrodisíacos, mas será que funcionam?

Os afrodisíacos existem desde os primórdios dos tempos. Se existe um alimento que tem a reputação de ser um estimulante sexual, as pessoas vão experimentá-lo.

Mas será que eles realmente funcionam, ou estamos apenas nos enganando para acreditar que aquelas ostras que precederam o jantar terão algum poder sobre nós mais tarde naquela noite?

Abaixo, três especialistas oferecem sua opinião sobre a eficácia dos afrodisíacos comuns e explicam como cada alimento conquistou sua reputação.

Primeiramente, as primeiras coisas: O que é um afrodisíaco e como eles interagem com nossos corpos?

Tipicamente, um afrodisíaco – um termo derivado de Afrodite, a antiga deusa grega do amor – é definido como um alimento ou outra substância que causa excitação ou desejo sexual. Ou seja, você deve buscar um afrodisíaco em casos de falta de desejo masculino ou feminino.

“Há a tendência de haver nutrientes fornecidos através desses alimentos que também melhoram a saúde dos órgãos sexuais”, disse Kat Van Kirk, uma terapeuta sexual e especialista em relações e sexo.. “Diz-se que os alimentos aumentam as sensações de excitação como temperatura corporal, frequência cardíaca ou energia física, fazendo você sentir mais vontade de fazer sexo”.

É claro que um efeito placebo também pode estar em jogo; por exemplo, você ouviu que figos causam impacto em seu impulso sexual, então você se sente mais inclinado a querer sexo simplesmente porque você tem altas expectativas para os frutos. Seja qual for o caso, ainda vale a pena dar uma mordida, certo?

Os afrodisíacos:

1. Melancia

A melancia tinha uma reputação afrodisíaca muito antes de Beyoncé cantar sobre ela em “Drunk in Love”.

Faz sentido que as pessoas se agarrem a isso. A melancia é uma rica fonte do aminoácido citrulina, de acordo com a Diana Hoppe, obstetra e ginecologista. A citrulina relaxa e dilata os vasos sanguíneos como o Viagra e outros medicamentos destinados ao tratamento da impotência sexual.

“Toda essa citrulina resulta em aumento do fluxo sanguíneo, relaxamento dos vasos sanguíneos e excitação sexual”, explicou Hoppe.

Certamente parece promissor, mas será eficaz? O fato é que esta citrulina está mais concentrada na casca da melancia, “você teria que comer muita casca de melancia para conseguir que esse efeito de fato renda alguma coisa”, disse Hoppe.

Alguém quer suco de casca de melancia?

2. Chocolate

O chocolate é nosso presente do Dia dos Namorados por uma boa razão: é delicioso e seria difícil encontrar uma pessoa que não goste de nenhum tipo dele.

Mas é eficaz como um afrodisíaco? Infelizmente, estudos atuais sugerem que o chocolate não tem efeito estatisticamente significativo sobre a libido, disse Steve McGough, professor associado de sexologia clínica no Instituto para o Estudo Avançado da Sexualidade Humana.

Dito isto, ainda sim, o chocolate contém produtos químicos como a feniletilamina, que podem despertar sentimentos de excitação e bem estar geral. 

3. Ostras

As ostras têm uma história de serem um tipo de afrodisíaco: diz a lenda que Casanova, o famoso amante do século 18, alimentava-se de ostras cruas todas as manhãs para manter sua resistência. A ostra também tem algumas semelhanças com os genitais femininos, e deslizar sua carne macia e úmida pode ser um pouco sugestivo.

Mas enfim: as ostras são realmente eficazes como ostras afrodisíacas? Podem ser, em certas quantidades, disse Hoppe.

“As ostras contêm altas quantidades de zinco, um mineral importante na produção de testosterona, produção de esperma e função imunológica”, disse ela.

Elas também contêm grandes quantidades do aminoácido tirosina, um nutriente que desempenha um papel na produção de dopamina. Sabe-se que baixos níveis de dopamina têm um impacto negativo sobre a libido, explicou Hoppe.

“Você precisaria comer grandes quantidades de ostras para conseguir dopamina suficiente para causar qualquer efeito, mas ter ostras como aperitivo nunca faz mal para alimentar o fogo.”

Mas quantos são suficientes?

“Para alguns, duas ostras podem alimentar o desejo enquanto outros podem precisar de mais”, disse Hoppe. Mas vale lembrar que não bastaria apenas comer ostras no dia ou no momento que você buscaria a relação. O ideal seria mantê-las na sua alimentação de rotina.

4. Espargos

Os noivos franceses do século XIX eram servidos três pratos de espargos na véspera de seus casamentos, na esperança de que isso aumentasse seu impulso sexual para a grande noite que se aproximava.

Mas os espargos são realmente um super-alimento afrodisíaco? Possivelmente, de acordo com McGough.

O espargo é uma grande fonte de muitos nutrientes sexualmente estimulantes, incluindo vitamina E, B e potássio, explicou ele.

“Já que é um alimento excelente e nutritivo para se comer, eu diria que não há motivos para não experimentá-lo”, disse ele. “Eu não o experimentei pessoalmente, mas como aspargos e agora estou curioso”.

Os vegetais com nutrientes similares podem ter o mesmo efeito que os espargos, mas McGough aconselha a não exagerar.

“Uma coisa que eu diria, baseado em observação pessoal, é que se você comer grandes quantidades de qualquer coisa que o faça sentir-se ótimo, não mantenha níveis elevados de ingestão o tempo todo”, disse ele. “A menos que seja uma deficiência nutricional, certos alimentos podem afetar nossa fisiologia de uma forma ou de outra (às vezes para resultados realmente excelentes), mas com o tempo poderemos nos adaptar a ela”.

Ele acrescentou: “É melhor manter as coisas em equilíbrio e comer uma boa variedade de alimentos saudáveis a cada dia”. Economize os aspargos, ostras cruas e melancias para um fim de semana especial”.

5. Pimentas

Apimentar sua vida sexual. De acordo com Hoppe, as pimentas contêm um composto incolor e inodoro semelhante ao óleo, conhecido como capsaicina, que estimula as terminações nervosas na língua.

“Ela cria uma sensação de formigamento e aumenta a liberação de epinefrina – também conhecida como adrenalina – e endorfinas, os opiáceos naturais para o corpo”, disse Hoppe.

É realmente eficaz? Sim, é muito provável que a endorfina da pimenta lhe dê certa força, disse Hoppe.

6. Figos

Os figos têm sido considerados há muito tempo um afrodisíaco, em grande parte porque são mencionados na Bíblia como um dos frutos do Jardim do Éden. Alguns até acreditam que pode ter sido o verdadeiro fruto proibido que pôs Adão e Eva em todos esses problemas.

OK, então ele tem uma história sexy, mas é realmente eficaz? De acordo com Van Kirk, não, mas a fruta é boa para a sua saúde em geral.

“Os figos têm uma alta concentração de antioxidantes, flavonóides e polifenóis que podem levar a sentimentos de relaxamento e bem estar”, disse.

7. Morangos

Devido a sua forma de coração e cor vermelha, diz-se que os romanos consideraram o morango um símbolo de Vênus, a deusa do amor.

Além de sua forma fofa, tem Vitamina C, que ajuda a manter o sangue fluindo para todas as regiões do corpo, disse Hoppe.

É eficaz? “Como muitos desses afrodisíacos, ela contém ingredientes importantes para a produção de hormônios sexuais, mas não há como garantir que ela aumente o desejo”, disse. “Mas eles são bons para sua saúde geral”!

E de toda forma, vale sempre lembrar: manter-se saudável é sempre sexy.

Direto da Redação | Revista Semanal Curitiba
Revista semanal e Portal de notícias e conteúdo online para seu entretenimento e consumo semanal de notícias e conteúdos separados exclusivamente para você, nosso leitor predileto.
https://revistasemanal.curitiba.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *