Dicas

5 dicas de costura para iniciantes: começando a costurar suas próprias roupas

Como iniciante na costura, começar a costurar suas próprias roupas pode ser realmente assustador e um processo repleto de dúvidas. Então, para ajudá-lo a encontrar confiança para começar seu primeiro projeto, selecionamos uma pequena lista de 5 coisas que deveriam ser aprendidas antes de começar a costurar!

Dicas de costura para iniciantes: Começando a costurar suas próprias roupas

Se o seu sonho é estar na lista entre os melhores ateliês de SP para costurar roupas de festa, casamento, realizar ajustes, entre outros serviços, o primeiro passo é aprender algumas dicas essenciais para melhorar a sua costura.

Sendo importante usar essas dicas para costurar suas próprias roupas e adquirir experiência na profissão, a fim de ter um negócio de sucesso. Confira:

1. Escolha um padrão fácil

Para começar, a primeira dica é começar com um padrão fácil! Isso é tão importante para aumentar sua confiança na costura!

A chave para escolher um bom padrão para iniciantes é encontrar algo sem muitas costuras e com tantas  costuras retas  quanto possível. Como iniciante, as curvas podem ser difíceis. Quando se inicia a profissão, costurar uma linha reta já é difícil o suficiente, mas as curvas são muito mais complexas.

Outra consideração pode ser o tamanho de um projeto. Eu sei que definitivamente há exceções para isso, mas na maioria das vezes um projeto menor será mais fácil para você como iniciante. Um projeto menor significa menos longos trechos de costura e menos costura em geral. Um projeto com retorno rápido pode ser um grande construtor de confiança!

2. Escolha o tecido com sabedoria

Para acompanhar a escolha de um padrão fácil, também é importante considerar o tecido que você usa. Ir direto para aquela malha de malha ou seda fina pode ser realmente prejudicial à sua confiança. Esses tecidos podem ser difíceis até mesmo para costureiros avançados trabalharem!

Meu conselho para escolher um bom tecido para iniciantes seria usar tecidos que não tenham elasticidade. O trecho adiciona elementos adicionais para ter em mente que pode ser realmente desafiador para um iniciante.

Se possível, eu também usaria um tecido de peso médio, porque um tecido muito grosso pode ser difícil de passar pela máquina e tecidos finos tendem a deslizar e podem exigir ajustes de tensão.

Por fim, aconselho ficar longe de tecidos sedosos, tecidos especiais (couro, pele sintética, veludo etc.) e tecidos transparentes, pois podem ser desafiadores.

3. Escolha um padrão/tecido que você ama

Embora a escolha de um padrão e tecido para iniciantes possa ser uma grande ajuda para garantir que seu primeiro projeto seja um sucesso, lembre-se de que não é divertido fazer algo que você não está animado.

Portanto, se você simplesmente não consegue encontrar um padrão fácil de que goste, sinta-se à vontade para escolher um que possa ser um pouco mais desafiador. O mesmo vale para tecidos; se  você  quer um vestido de veludo, pegue um pouco de veludo!

Não há nada como fazer projetos que você não quer fazer para arruinar a diversão e roubar seu entusiasmo pela costura.

Mesmo que algo possa ser um pouco mais desafiador para você, vale a pena escolher algo que te deixe animado! E as vezes um desafio é o que precisamos para melhorar!

4. Encontre informações se não tiver certeza

Depois de ter seu padrão, tecido e suprimentos de costura, você pode começar a costurar! Mas você provavelmente encontrará *muitas* coisas no padrão que talvez não entenda. E tudo bem!

Mesmo que você não tenha uma mãe costureira maravilhosa para ajudá-lo, você ainda pode ter sucesso! Há tantas informações de costura disponíveis on-line e impressas!

Você pode encontrar tantos tutoriais gratuitos e vídeos do YouTube on-line sobre praticamente qualquer técnica de costura que possa encontrar. Existem muitos tutoriais por aí sobre como começar a ler e entender os padrões de costura.

E se você não gosta de informações on-line ou deseja apenas um livro físico para folhear, há muitos livros de costura excelentes disponíveis, repletos de ótimas informações. Além de cursos de costura para iniciantes.

5. Não desanime se não der certo

Este é literalmente tão importante! Mas tão difícil! Eu sei que é tentador jogar a toalha se seus primeiros projetos simplesmente não saem como você imaginou, mas eu realmente o encorajaria a continuar.

Como na maioria das coisas, sua costura melhorará tanto quanto mais você praticar, e provavelmente levará algumas tentativas para começar a obter os resultados desejados.

Portanto, se esse primeiro projeto não for usável, diga a si mesmo que foi uma ótima prática e passe para o próximo projeto. Você pode até mesmo reviver o projeto mais tarde, quando suas habilidades de costura melhorarem!

Espero que você tenha obtido algumas informações úteis dessas dicas de costura para iniciantes que o inspirem a começar seu primeiro projeto de costura de roupas!

Direto da Redação | Revista Semanal Curitiba
Revista semanal e Portal de notícias e conteúdo online para seu entretenimento e consumo semanal de notícias e conteúdos separados exclusivamente para você, nosso leitor predileto.
https://revistasemanal.curitiba.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *