Beleza e Saúde

Óleos essenciais como melhores amigos do skincare

Aromatologista Lígia Finotti revela segredos de como usufruir dos princípios ativos desses elementos para cuidar da pele e prevenir problemas capilares

O uso dos óleos essenciais não se restringem apenas à aromaterapia. As propriedades medicinais das plantas fazem muito bem para os cuidados com a pele e também para tratar problemas que atingem o couro cabeludo, por exemplo. A descoberta desta finalidade, porém, não é de agora, vem do Egito antigo, na época dos faraós e de Cleópatra. É uma prática que foi perpetuada, aperfeiçoada e com muita utilidade até os dias de hoje.

“Cleópatra está entre as figuras mais emblemáticas da história da humanidade, inclusive, coube a ela difundir os benefícios dos aromas e dos óleos essenciais. Além de sedutora e inteligente, era muito conhecida por ser uma pessoa perfumada e muitos creditam a ela a criação de um formulário de boas práticas de higiene e diretrizes de como tratar infecções na pele à base de plantas e de óleos de plantas”, revela a aromatologista Lígia Finotti.

Segundo a história, os egípcios tinham o costume de fazer bálsamos pegando gorduras vegetais e animais e macerando com ervas e resinas aromáticas. “Eles não sabiam, mas conseguiam extrair óleo essencial através das gorduras, em um processo parecido com a enfleurage. Os objetivos eram tratar doenças oculares, manter seus corpos perfumados e disfarçar o mau odor. Tem muitos desenhos hieróglifos que retratam pessoas com triângulo na cabeça. Esse desenho era um cone de cera que eles colocavam na cabeça, que ia derretendo ao longo do dia e perfumando os seus corpos”, conta a aromatologista.

Uso tópico dos óleos essenciais
Embora a indústria cosmética siga investindo na criação de novos produtos de beleza e higiene, o uso dos óleos essenciais de forma isolada ainda tem o seu valor. Lígia conta que podem ser utilizados de forma tópica, diretamente na pele, desde que se faça a diluição correta para cada tipo de aplicação. “A concentração pode variar conforme a área do corpo, o tipo de pele e o princípio ativo do óleo. Concentrações baixas, de 0,5% a 2%, por exemplo, são ideais para peles mais sensíveis. Já entre 2,5% a 3,5% são para peles menos sensíveis. Concentração acima de 10% geralmente é indicada para perfumes e aromatizantes”.

Óleos essenciais que vão bem para o skincare, de acordo com a aromatologista, é o de calêndula, um dos cicatrizantes mais potentes já conhecidos; o de melaleuca, que atua muito bem em peles oleosas ou com acne; e o óleo essencial de camomila romana, que é incrível pra melhorar a aparência da pele. “Para a aplicação no rosto, você pode escolher um óleo fixo (rosa mosqueta ou girassol), um óleo essencial (1% a 2%) e acrescentar vitamina E, que é antioxidante, para evitar rancificação do óleo fixo, sempre na concentração de 1%”, sugere.

Óleos ajudam a combater problemas do couro cabeludo
Diversos óleos essenciais ajudam a combater problemas que afetam o couro cabeludo, como oleosidade e caspa. Para a caspa, a indicação é o óleo essencial de melaleuca por suas propriedades fungicida e bactericida. “O óleo essencial de hortelã pimenta também é incrível, principalmente por conter moléculas que trazem sensação de refrescância, aliviando a coceira. A associação desses dois óleos vai trazer esses benefícios”.

Para reduzir a oleosidade, Lígia recomenda óleos essenciais cítricos como limão taiti, limão siciliano, grapefruit e laranja doce. “Os cítricos em geral têm uma função bem expressiva no combate à oleosidade. Os óleos podem ser colocados no shampoo para potencializar o efeito. No caso do condicionador, o funcionamento é o mesmo. Outra dica é colocar óleo essencial de alecrim para estimular a microcirculação, favorecendo que os ativos ali sejam entregues ao couro cabeludo”, finaliza.

Sobre Lígia Finotti

Lígia Finotti é aromatologista, acadêmica em Química, perfumista, herbalista, atuando em uma área legal da Amazônia brasileira. Natural do estado do Pará, a profissional tem como propósito promover uma conexão entre as pessoas e a natureza, construindo um caminho sustentável baseado no respeito, na valorização e no conhecimento da matéria-prima disponível em nosso país. Pelo seu Instagram (@ligiafinotti), divide seus conhecimentos por meio de dicas, receitas e informações sobre como cuidar da saúde e ter mais qualidade de vida de maneira natural e sustentável.

Direto da Redação | Revista Semanal Curitiba
Revista semanal e Portal de notícias e conteúdo online para seu entretenimento e consumo semanal de notícias e conteúdos separados exclusivamente para você, nosso leitor predileto.
https://revistasemanal.curitiba.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *