O que é índice de rentabilidade? É a métrica que identifica a habilidade de geração de recursos o suficiente para manter-se.
O índice de rentabilidade auxilia na classificação dos investimentos e na decisão da melhor estratégia. Por isso, mesmo que sua empresa esteja começando agora, não ignore esse índice.
Quanto mais cedo você determinar os cálculos e identificar o que funciona ou não, melhor será para a saúde financeira da sua empresa.
- Para que serve o índice de rentabilidade?
- Quais são os indicadores de rentabilidade?
- Indicador de Margem
- Retorno sobre o Investimento (ROI)
- Retorno sobre Ativos (ROA)
- Retorno Sobre Patrimônio Líquido (ROE)
- EBITDA (LAJIDA)
- Existem indicadores de rentabilidade específicos para donos de e-commerce?
- Como se calcula o índice de rentabilidade?
- Análise de rentabilidade e lucratividade: qual a diferença?
Para que serve o índice de rentabilidade?
Essa ferramenta mede a lucratividade de um projeto corporativo proposto, comparando os fluxos de caixa criados pelo projeto com os investimentos de capital necessários para o projeto.
Além disso, é também uma das ferramentas mais utilizadas para avaliação de investimentos. Mas não é só para isso que serve o índice de rentabilidade. Acompanhe::
- Identifica a margem de lucro da empresa
- Permite uma visão maximizada de todos os setores da instituição
- Norteia tomada de decisões e comportamento de sócios e demais investidores
- Contribui em momentos que é necessário fazer uma escolha entre um ou outro projeto
- Indica se projetos e planejamentos são eficazes ou não
Quais são os indicadores de rentabilidade?
Os principais indicadores de rentabilidade são:
- Indicador de Margem
- Retorno sobre o Investimento (ROI)
- Retorno sobre Ativos (ROA)
- Retorno Sobre Patrimônio Líquido (ROE)
- EBITDA (LAJIDA)
Veja abaixo como calcular o índice de rentabilidade e o que cada um deles significa.
Indicador de Margem
O Indicador de Margem é dividido em dois tipos: Margem Bruta e Margem Líquida. A Margem Bruta se dá pela divisão do Lucro Bruto pela Receita Líquida. Ele se refere à lucratividade da sua empresa após eliminar todos os custos da mercadoria.
Já a Margem Líquida se dá pela divisão do Lucro Líquido pela Receita Líquida. Ela se refere ao montante que sobra após pagar despesas, taxas e impostos.
Retorno sobre o Investimento (ROI)
O ROI é um dos mais populares índices de rentabilidade que é usado para saber se o resultado financeiro de um investimento realizado foi positivo ou negativo.
Para calculá-lo é necessário subtrair o custo do investimento do valor obtido, dividindo o resultado pelo valor investido
Retorno sobre Ativos (ROA)
O ROA indica qual o percentual de dinheiro investido na empresa voltou sob forma de lucro. Para calculá-lo basta dividir o lucro líquido pelo Ativo Total e multiplicar por cem.
Quanto maior for a porcentagem, maior a lucratividade.
Retorno Sobre Patrimônio Líquido (ROE)
O ROE é uma métrica de eficiência da gestão empresarial e financeira, qualidade e rentabilidade. Quanto maior for esse índice (de preferência acima de 20%), melhor é a eficiência e a gestão.
O cálculo se dá pela divisão do Lucro Líquido pelo Patrimônio Líquido (considerando o mesmo período).
EBITDA (LAJIDA)
A sigla LAJIDA significa Lucros Antes dos Impostos, Juros, Amortizações e Depreciações e indica o lucro operacional da empresa.
Seu cálculo se dá pela divisão do Lucro Operacional Antes do Imposto de Renda e Receitas pela soma da Despesa Financeira, Depreciação e Amortização. Veja a fórmula abaixo para ficar mais fácil de compreender.
LAJIDA = Lucro Operacional Antes do Imposto de Renda e Receitas / Despesa Financeira + Depreciação + Amortização.
Existem indicadores de rentabilidade específicos para donos de e-commerce?
Existem indicadores que facilitam a vida de quem trabalha com marketplace e e-commerce. Esses índices de rentabilidade são muito comuns no meio, confira:
- Churn rate (taxa de cancelamento): a churn rate está ligado ao número de indivíduos que já compraram em sua loja virtual mas não voltaram a fazer novamente. O cálculo é feito pela divisão de clientes que não compraram mais (em um determinado período) pelo número total de clientes na base (no mesmo período);
- Custo de Aquisição de Cliente (CAC): esse índice de rentabilidade está ligado ao quanto a empresa investiu em um indivíduo até que ele se torne um cliente. O cálculo é feito pela divisão do total investido (em um determinado período) pelo número de indivíduos que foram convertidos em cliente (no mesmo período);
- Payback: o payback é o top of mind de quem está começando a empreender agora. Esse indicador analisa o valor investido para começar o negócio e em quanto tempo será quitado. Em uma linguagem comercial, ele estima em quanto tempo seu negócio vai se pagar.
Como se calcula o índice de rentabilidade?
Se você está se perguntando como calcular o índice de rentabilidade, saiba que não é um processo difícil. Para calcular, basta dividir o lucro obtido ( de um determinado período) pelo valor do capital inicial investido.
Essa é uma das formas mais simples de ter um vislumbre de como está a saúde financeira do seu empreendimento. Claro, existem indicadores mais assertivos, como ROI, ROA e ROE.
Análise de rentabilidade e lucratividade: qual a diferença?
Rentabilidade e lucratividade não são a mesma coisa e, infelizmente, muita gente acaba confundindo.
De acordo com uma matéria desenvolvida pelo olist sobre indicadores de rentabilidade, a lucratividade está relacionada ao fato de uma empresa gerar resultados bons o suficiente para cobrir todos os gastos e despesas e, ao final, gerar lucro.
Já a rentabilidade está direcionado ao retorno que um determinado investimento está oferecendo. Sendo assim, é possível compreender se determinada estratégia está surtindo efeito ou não.
Por isso, é importante analisar cada uma das estratégias de modo a identificar gaps a serem supridos ou até mesmo algumas mudanças de direção.
Segundo a mesma matéria do olist, “Um negócio com uma alta taxa de rentabilidade, mas que registre números inferiores no quesito lucratividade pode acabar tornando-se inviável no longo prazo. Afinal, ele está conseguindo recuperar o investimento feito, porém, os retornos financeiros não são suficientes“.
Agora que você já sabe o que é índice de rentabilidade e conhece os principais indicadores, o que está esperando para pôr em prática? Desejamos bons negócios e ótimas vendas!Este post foi escrito pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces, a gestão dos negócios e a operação logística no e-commerce. Conheça o olist.