Negócios e Política

O que é como funciona o saque-aniversário do FGTS

Já ouviu falar na antecipação do saque-aniversário do FGTS?  Pois é isso mesmo, você consegue pegar esse dinheiro de forma antecipada!

Existem muitas formas de sacar o valor do FGTS e uma delas é o saque-aniversário. Essa é uma adesão opcional. Por isso, se quiser se quiser antecipar o dinheiro você precisa solicitar antes.

Quer saber tudo sobre como funciona essa modalidade do FGTS? Tire suas dúvidas nesse artigo!

O que é saque-aniversário?

Para começo de conversa, vamos entender o que é o FGTS, assim fica mais fácil para você saber o que é o saque-aniversário.

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço ou FGTS é um fundo criado pelo Governo Federal em 1967 com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa. 

Esse é um direito de todo trabalhador que assina a carteira de trabalho e funciona como uma poupança. Para ter o fundo é necessário que o trabalhador faça contribuições mensais que correspondem a 8% do salário. 

O valor total do benefício é a soma de todas as contribuições feitas ao longo dos meses trabalhados. 

Você pode ter contas ativas, ou seja do seu trabalho atual, e inativas, referente a empregos anteriores. 

O saque pode ser feito em caso de demissão sem justa causa, aposentadoria, compra de casa própria, entre outros motivos.

Já o saque-aniversário é uma modalidade de saque do FGTS. Um sistema onde é feito um saque de parte do saldo, anualmente no mês de aniversário do trabalhador. O valor a ser sacado corresponde a um percentual que varia conforme o valor disponível. 

Em contas com até R$500 fica liberado 50% do saldo. Quanto maior o valor na conta, menor fica o percentual que pode ser retirado. 

Como funciona o saque-aniversário?

O saque-aniversário foi criado como uma forma de resgatar as contas do FGTS. 

O pagamento da parcela é baseado no mês de aniversário do solicitante. E só é autorizado após o trabalhador solicitar o saque anual junto a Caixa. Quem não fizer essa opção segue no regime anterior, ou seja, o saque-rescisão. 

Mesmo quem optar por receber o benefício anualmente continua podendo retirar o saldo nos casos previstos em lei como: aposentadoria, doenças graves, compra da casa própria, etc.

Informações para quem quer fazer o saque-aniversário

1.FGTS limitado

Caso você opte por fazer o saque-aniversário, quando for demitido por justa causa não poderá retirar o valor total da conta. Você terá acesso apenas aos 40% de multa e dos demais direitos (férias, aviso prévio, etc. E o saldo do FGTS continua sendo sacado anualmente.

2. O benefício precisa ser solicitado

Como já dissemos, esse benefício não é obrigatório, por isso, quem deseja fazer a retirada anual do valor precisa solicitar junto à Caixa Econômica Federal.  

3. Posso solicitar o saque-aniversário a qualquer momento?

Você pode solicitar o benefício até o último dia útil do mês do seu aniversário. Lembrando que é o trabalhador que decide aderir ou não ao benefício. 

4. Quando eu posso sacar meu dinheiro?

O valor pode ser sacado no mês de aniversário do trabalhador, ou nos dois meses seguintes. Ou seja, tem três meses para fazer o saque.

Direto da Redação | Revista Semanal Curitiba
Revista semanal e Portal de notícias e conteúdo online para seu entretenimento e consumo semanal de notícias e conteúdos separados exclusivamente para você, nosso leitor predileto.
https://revistasemanal.curitiba.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *