A mineração no Brasil é considerada uma das mais importantes atividades do mundo e, claro, isso é nítido em vários momentos.
O Brasil é um país que lida com atividades de mineração a muito tempo e isso com certeza deixa muitas pessoas curiosas, seja para trabalhar ou para conhecer mais a relevância econômica.
Falando do Brasil é interessante destacar que muitos dos materiais utilizados são para exportação. Há também alguns metais que apenas o Brasil possui em grandes quantidades é o caso do alumínio.
Apesar de tudo isso, nem sempre seu potencial aparece como um todo, já que é muito desequilibrado o uso da mineração.
Partindo disso, vamos fazer esse pequeno artigo para que possa entender um pouco mais sobre a mineração no Brasil, como ela funciona e seu real valor para a economia nacional e até mundial.
O que é a mineração no Brasil
Sem entrar muito em termos técnicos, podemos resumir o processo de mineração como a pesquisa, exploração e extração de materiais da terra.
Também pode ser considerado o processo de beneficiamento de minérios, que muitas vezes é apenas associado a essa área.
É claro, apesar de não ser nada técnico o significado que apresentamos, ao trabalhar na área é possível entender muito mais sobre alguns termos.
Por isso também é comum encontrar produtos que usam materiais extraídos na mineração com nomes estranhos.
Bem, de toda forma, como o Brasil se coloca nesse mercado? Será que há um bom investimento nessa área ou apenas um desperdício de seu potencial?
Para entender isso devemos nos aprofundar um pouco mais nos tipos de mineração existentes!
Quais os tipos de mineração presente no Brasil?
Existem áreas enormes no Brasil que são dedicadas à mineração. Nesses locais, alguns métodos são utilizados para chegar a bons resultados de pesquisa, extração e beneficiamento de minérios.
Quando falamos de tipos de mineração devemos considerar técnicas utilizadas a muito tempo para a extração de minérios.
Elas são chamadas de lavras e cada uma delas é escolhida de acordo com as características do terreno.
Dessa forma, existem vários tipos de lavras e dentro desses tipos, vários métodos podem ser utilizados para chegar a um resultado preciso. Vamos ver os principais tipos agora mesmo.
Lavra a céu aberto
O método mais simples. Basicamente o minério está mais exposto na superfície da terra. Nesse caso a exploração acontece até seu esgotamento total.
Também pode ser combinado com o outro método que falaremos agora para chegar a resultados melhores.
Lavra subterrânea
Talvez o método mais utilizado, já que boa parte dos materiais importantes estão abaixo da superfície.
Dentro dessas maiores profundidades pessoas estão sempre trabalhando para encontrar e extrair rapidamente materiais.
É claro, antes de entrar nesses espaços é feito todo um estudo do local, considerando que várias áreas podem ser prejudicadas com tal exploração.
No Brasil, essas são as formas de mineração mais utilizadas. Dentro dessas respectivas áreas há também outros processos importantes, que não podem passar despercebidos caso o objetivo seja obter o máximo de qualidade da terra.
Sobre o processo de mineração no Brasil
Como já dito, o processo é longo em determinados momentos. É uma série de ações que deve ser feita para que possa ser utilizado com o máximo de qualidade os produtos do solo.
Podemos destacar os seguintes processos durante a extração do mineral:
- Pesquisa do local;
- Exploração do material;
- Extração dos minerais;
- Transporte;
- O processamento;
- Beneficiamento;
- Comercialização.
Apesar da mineração poder ser relacionada a tudo isso, a verdade é que a maioria das pessoas considera apenas a parte de pesquisa, exploração e extração. Isso porque as outras partes podem ficar a encargo de outras empresas, especialistas nos assuntos.
A mineração no Brasil
Falando do fator histórico, a mineração no Brasil é antiga. Está bem ligada aos tempos coloniais e se resume a uma busca pelo ouro.
No entanto, como dito, o Brasil é um dos maiores produtores de minérios de todo o mundo, sua capacidade de produção de substâncias é alta, chegando a 70 materiais.
Falando dos principais tipos de minérios explorados nós temos o ferro, ouro, nióbio e o alumínio. O nióbio é um produto destacável no Brasil, principalmente porque esse é o material que, no Brasil, está em grande abundância.
A área de mineração, segundo a própria ONU, consegue empregar mais de 200 mil pessoas no Brasil. Também corresponde a cerca de 4% do produto interno bruto do Brasil.
Impactos ambientais
Apesar da mineração ser importante para economia no Brasil e para geração de empregos, a mesma é responsável por alguns problemas ambientais.
Quando existe irregularidades quem sofre é o meio ambiente, e quando se trata de catástrofe vidas podem estar envolvidas como vimos em Brumadinho MG. O IBAMA é um dos órgãos responsáveis pela fiscalização.
Apesar de toda fiscalização a mineração no Brasil preocupa as autoridades, muitas cidades vivem hoje com os impactos da mineração irregular.
De tantos problemas que podem ser provocados o da contaminação da água através de resíduos poluentes são os que causam mais alertas para as autoridades.
Conclusão
Como visto, a mineração no Brasil tem sim grande capacidade de desenvolvimento. Além de ser uma grande produtora de empregos é também eficiente em outros momentos.
Também considere que no país há mais de 3 mil minas e isso faz uma grande diferença na quantidade.
Falando das empresas, pelo menos 8 mil mineradoras estão espalhadas pelos estados brasileiros. Isso é extremamente importante para o futuro dessa área no Brasil!
No entanto, existe um processo rigoroso para que a mineração aconteça tendo em vista a utilização do solo, o meio ambiente precisa ser preservado.
Para tanto existem órgãos governamentais que realizam estudos e fiscalização constante para garantir que tudo esteja de acordo com o esperado.
Agora você já sabe os tipos de mineração no Brasil, caso se interesse ainda mais é recomendado o estudo aprofundado sobre cada uma. Espero que tenha gostado, até a próxima!Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Mineração Brasil, um site especializado em mineração para você atento sobre o assunto.