Tech

Batalha de robôs caseiros na mesa da cozinha: a evolução da robótica para iniciantes

Desde que foram inventadas as placas arduíno os projetos de robótica brotaram a torto e a direito em nossa sociedade. De fato essa revolução causada pelo arduíno é uma quebra de expectativa em relação a visão que a década de 40 ou 50 sobre a robótica, que imaginava robôs ciborgues tomando os lugares de nós, humanos.

Mais prático, porém muito menos glamouroso, a realidade da robótica hoje é outra. Vamos entender no artigo abaixo.

Possibilidades da robótica para iniciantes na vida caseira (como projetos de robótica para iniciantes evoluíram)

Não há mais aquelas antigas pretensões de criar seres autônomos superpoderosos ou que se passassem por humanos. Infelizmente, ou felizmente, as idéias de Philip K. Dick foram frustradas e hoje em dia o ideal da robótica é mais Jetsons: ajudar no trato da casa e entreter as crianças e adolescentes em suas vidas domésticas e em um campo mais modesto.

A existência da placa arduíno deu origem a inúmeros projetos interessantes que nos ajudam em casa de modo prático, às vezes simplesmente enfeitam o ambiente e tem fim estético, e não raramente é utilizado para criar projetos que nos ajudam em nossos trabalhos.

O arduíno tem tantas funções e pode gerar tantos produtos que é quase um milagre da robótica e da tecnologia, e é um queridinho dos programadores também. A linguagem de fácil programação utilizada no arduíno é fácil de ser aprendida e rápida de ser executada, isso favorece muito a fama da placa.

Projetos de robótica para residência ou lazer: desde os inusitados aos úteis

Essa mudança de paradigma em relação ao mundo da robótica chamou a atenção de muitas pessoas. Desde grandes indústrias sedentas por novas oportunidades de lucrar, que começaram a lançar lava louças, lava roupas e outros substitutos eletrônicos do trabalho manual, mas até mesmo entusiastas da robótica querendo testar seus limites ou simplesmente colocar para fora seu projeto pessoal.

Tendo isso em conta vamos apresentar os mais interessantes projetos usando robótica, desde os úteis até os mais exóticos.

Vaso de Planta Robótico

Imagine um vaso de planta inteligente que mede a umidade do solo da planta, a quantidade de luz que ela recebe e outras informações úteis que podem ser armazenadas na nuvem ou enviadas ao seu celular?

Utilizando o Arduíno, um queridinho famoso dos amantes da robótica, isso é possível.

Projeto do dobrador de fogo

Para os que sempre quiseram o poder de dobrar um elemento, sobretudo o fogo, esse projeto também com Arduíno pode te permitir isso. Esse projeto em forma de luva, tem uma câmara que armazena o combustível e atira jatos de fogos quando o usuário faz um movimento programado na placa. Perigoso, mas bastante interessante.

Máquina de Vendas self-service     

Esse projeto programado com Arduíno é uma bonita máquina de venda self-service estilo americana. Esse projeto pode criar para pequenos comércios ou vendas de garagem um extra. E o mais interessante: todos os componentes da máquina são vendidos na internet separadamente pronto para serem montados!

Projetista de robótica simples: o que é preciso para se tornar um

Para se tornar um projetista de robótica é necessário criatividade, vontade e estudos para saber como programar as placas de Arduino e que componentes irá usar em seu projeto.

É necessário entender que dependendo do projeto você necessitará de inúmeros outros produtos e materiais, como led, tela, madeira, canos, sensores e módulos, etc. Mas todo esse material existe de modo abundante e fácil acesso na internet. Não há motivos para desistir.

Direto da Redação | Revista Semanal Curitiba
Revista semanal e Portal de notícias e conteúdo online para seu entretenimento e consumo semanal de notícias e conteúdos separados exclusivamente para você, nosso leitor predileto.
https://revistasemanal.curitiba.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *